Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018, 09:23 - A | A

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018, 09h:23 - A | A

COLHEITA

Colheita da soja avança apesar da chuva

Umidade da soja preocupa agricultores, mas produtividade continua boa

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Aprosoja/MS

Colheita da soja avança apesar da chuva

A expectativa é que nos dias sem chuva a colheita tenha um bom avanço

A safra de soja 2017/2018 teve cerca de 25% da área colhida em Mato Grosso do Sul, apesar do clima. Preocupados com a chuva, os agricultores aproveitam os dias de sol para avançar na colheita do grão e minimizar os impactos da umidade. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS ), até o momento há apenas ocorrências pontuais de danos.

 

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, e o superintendente de Produção, Rogério Beretta, visitaram produtores da região de Sidrolândia na última semana. Mesmo com as chuvas, a produtividade continua boa. 

 

“Nessa época precisamos nos preocupar com a umidade da soja, que deve permanecer em 14% para manter a qualidade, constatamos que está um pouco alta, mas dentro do padrão aceitável”, afirma o superintendente.

 

Nos últimos dez dias, em cinco não foi realizada a colheita da oleaginosa. O Presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, explica que as chuvas geram apreensão para os agricultores. “Isso acontece por que nas últimas safras tivemos perdas significativa com a instabilidade do tempo, mas até agora não identificamos problemas grandes, apenas pontuais”, diz.

 

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS, o produtor rural está atento para colher a soja com rapidez nos períodos de sol. A expectativa é que nos dias sem chuva a colheita tenha um bom avanço.

 

A projeção da Aprosoja/MS é de que a área plantada nesta safra 2017/2018 seja de 2,6 milhões de hectares, com 8,7 milhões de toneladas de produção de grãos. A estimativa é que a produtividade média mantenha-se em 56,0 sc/ha.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS