Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 11 de Julho de 2017, 17:21 - A | A

Terça-feira, 11 de Julho de 2017, 17h:21 - A | A

Alta

Cavalo Crioulo atinge crescimento de 8,8% em Mato Grosso

Durante Exposição em Campo Verde, raça é destaque em Esteio (RS)

Flavia Andrade
Capital News

Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Cavalo Crioulo atinge crescimento de 8,8% em Mato Grosso

Durante Exposição em Campo Verde, raça é destaque em Esteio (RS)

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou dados onde mostra que o cavalo crioulo vem tendo expansão em todo o Brasil, segundo associação, o crescimento de manada em 2016 foi de 8,8% chegando a 742 exemplares registrados no Estado. Em estatísticas a alta é maior do que a apresentada em todo o Brasil, que foi de 4,35% e na própria região Centro-Oeste, de 7,27%.  

Segundo o presidente do Núcleo Matogrossense de Criadores de Cavalos Crioulos, Luiz Fernando Guerreiro, "O grande plantel está na mão do usuário do Cavalo, principalmente nas provas de Laço Comprido. O pessoal da pecuária tem buscado também a raça, para o uso na lida de campo, onde comentam sempre sobre a resistência do animal. Porém o que chamou a atenção no ultimo ano, foi o aumento do numero de pessoas querendo criar o cavalo, e não apenas usá-lo", afirma.

O Parque de Exposição Marco Antônio da Rocha será palco da quarta edição da Exposição Passaporte para a Morfologia, de 13 a 15 de julho, no município de Campo Verde, onde a raça será destaque."Para esse ano, esperamos melhorar ainda mais a qualidade dos animais expostos e também uma participação maior de criadores de outros Estados. Temos vários criadores ligando para solicitar informações do evento, onde acreditamos que podemos chegar aos 60 animais tranquilamente", conclui.

O julgamento ficará a cargo de Francisco Silveira. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.

Confira a programação

13 de julho (Quinta-feira)

8h - Admissão dos Animais

14 de julho (Sexta-feira)

8h - Morfologia Incentivo

9h - Morfologia Machos

14h - Morfologia Fêmeas

15 de julho de 2017 (Sábado)

9h - Final com Grandes Campeonatos

12h - Almoço e Entrega de Prêmios

14h - Palestra Técnica

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS