Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 16 de Abril de 2018, 10:09 - A | A

Segunda-feira, 16 de Abril de 2018, 10h:09 - A | A

VACINA

Campanha de vacinação contra aftosa tem meta de imunizar 21 milhões de animais

Produtores podem solicitar antecipação da vacina a partir desta segunda-feira (16)

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Kelly Ventorim

Campanha de vacinação contra aftosa tem meta de imunizar 21 milhões de animais

A partir do dia 27 de abril, a vacina contra a febre aftosa pode ser comprada nas revendas do Estado

A vacinação contra febre aftosa começa no dia 1º de maio em Mato Grosso do Sul. A previsão do Governo do Estado é imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos nesta campanha.

 

A antecipação pode ser solicitada a partir desta segunda-feira (16). A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), responsável por acompanhar e fiscalizar a imunização, disponibiliza a vacina 15 dias antes do início da campanha por questões de manejo. 

 

Entretanto, os produtores interessados precisam fazer um requerimento que passará por análise dos técnicos da Iagro. Independente deste prazo, o registro da vacinação só poderá ser feito a partir de 1º de maio.

 

O diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, explica que a partir do dia 27 de abril o produtor poderá comprar a vacina contra a febre aftosa nas revendas do Estado, sem a necessidade de emissão de autorização de compra pela Iagro.

 

No Planalto e na Fronteira, a campanha acontece de 1º a 31 de maio. O registro deve ser realizado de 1º de maio a 15 de junho. Os proprietários da região do Pantanal que optarem pela imunização do rebanho em maio, devem vacinar os animais entre 1º de maio e 15 de junho. O registro precisa ser feito de 1º de maio até 2 de julho.

 

A Iagro publicou instrução de serviço orientando produtores da região do Pantanal em caso de enchente na propriedade. A retirada dos animais deve ser requerida junto ao órgão. Com o destino informado previamente será emitida a GTA. Caso não seja informado o local, a movimentação dos animais será controlada e acompanhada pelo serviço oficial.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS