Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 19 de Maio de 2015, 13:11 - A | A

Terça-feira, 19 de Maio de 2015, 13h:11 - A | A

Agronegócios

Aprosoja visita sindicatos para divulgar Programa Soja Plus

Os técnicos percorrerem os municípios de Sidrolândia, Rio Brilhante, Caarapó, Maracaju e Bonito.

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/Assessoria

soja

Soja Plus transforma propriedades rurais em empresas

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), ligada à Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS),  iniciou um ciclo de visitas em sindicatos de Sidrolândia na segunda-feira (18), com o objetivo de divulgar o Programa Soja Plus.


De acordo com Raul Roa, analista do departamento de produção da Famasul, as visitas aos sindicatos é para apresentar o Soja Plus e mostrar os resultados de produtores que aderiram ao projeto. Os técnicos percorrerão também os municípios de Rio Brilhante, Caarapó, Maracaju e Bonito.  “Iniciamos este ciclo de visitas e estamos em período de divulgação e mobilização para ajudar o produtor rural a organizar a sua propriedade”, explica.


A produtora rural e participante do Soja Plus, Lucimara Carbonaro Fortes Carvalho, conta que há um ano, o técnico da Aprosoja analisou a propriedade dela e assinalou os pontos que precisavam melhorar a produção. “Desde então, ajustamos tudo conforme as exigências da lei. Colocamos placas de identificação nos defensivos agrícolas e no reservatório de combustível”, relata.


Situada no município de Maracaju, a propriedade administrada por Lucimara possui 189 hectares.  O esposo e a sogra ajudam no cultivo de soja e milho.  Esta é uma das 67 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul assistidas pelo Soja Plus que, desde 2013, oferece ao produtor rural capacitação gratuita com cartilhas, cursos sobre saúde e segurança no trabalho, novo código florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento.


Até o momento, 58 produtores rurais dos municípios de Amambai,  Antônio João, Aral Moreira, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Jateí, Itaquirai, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí e Ponta Porã, são atendidos pelo programa. A ideia é que cada vez mais produtores façam as adequações na fazenda e atualizem o negócio rural. A meta até 2016 é alcançar 200 propriedades.


Segundo Raul Roa, a partir do momento que o sojicultor confirma a participação no Soja Plus, o consultor técnico do programa agenda uma visita e faz o diagnóstico individual da propriedade. “Nós apresentamos desafios e oportunidades, oferecemos orientação rural através de ações como capacitações, palestras, consultoria e distribuição de kits com material didático e itens de segurança”, explica.


(Com informações da Famasul)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS