Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018, 08:11 - A | A

Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018, 08h:11 - A | A

PRODUTIVIDADE

Aprimoramento operacional, tecnologia é aliada das máquinas de colheita

Gestão florestal traz resultados em produtividade e segurança para o plantio e a colheita do eucalipto

Gian Nascimento
De Três Lagoas para o Capital News

Bruno Chaves/Arquivo Capital News

Silvicultura, cultivos florestais, cultivo florestal, fábricas de celulose, produção de eucaliptos, eucalipto

Gestão florestal traz resultados em produtividade e segurança 

Diante de tantas tecnologias como smartphones, tablets e computadores de bordo com softwares, a Fibria desenvolve o Projeto Floresta Inteligente, com investimento em soluções tecnológicas para aprimorar a produção. 

 

Com a inovação, a gestão florestal traz resultados em produtividade e segurança para o plantio e a colheita do eucalipto. Os equipamentos auxiliam no registro das atividades diárias. Os dados são compartilhados via internet e acessados em tempo real pelos gestores, o que oferecem uma visão geral das atividades para dar subsídios para uma melhor gestão durante o processo.

 

A tecnologia passou a ser implantada em 2012, mas foi expandida para as unidades, como a de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, no final de 2016. Já observou que reduziu para um terço o tempo de execução das atividades executadas.

 

"A Fibria mantém um esforço contínuo de aperfeiçoamento operacional e as iniciativas do Floresta Inteligente têm trazido melhorias concretas. Com essas ações garantimos dados mais precisos e confiáveis, reforçando a segurança e trazendo mais eficiência à produtividade das atividades florestais", afirma Luiz Eduardo Sabbado, gerente de Desenvolvimento Operacional Florestal da Fibria.

 

Mapas

Uma outra inovação presente é a utilização de mapas embarcados, o que auxilia na eficiência na produção florestal, que cresce, em média, 5% ao ano. Eles são computadores de bordo com o detalhamento da rota a ser seguida pelas máquinas florestais que fazem a colheita do eucalipto no campo ser mais produtiva.

 

Com eles, o operador consegue ter a visão geral da área, como se fosse um aplicativo de rotas que traz informações precisas que reforçam a segurança operacional e a conservação de áreas de preservação ambiental.

 

Floresta Inteligente

O Projeto Floresta Inteligente centraliza ações de novas tecnologias com a intenção de digitalizar a área florestal, visando à melhoria da disponibilização de dados para tomada de decisão, ganhos na produtividade, segurança e desenvolvimento dos empregados da Fibria.

 

Mais de 50 projetos já foram implantados, entre eles a utilização da tecnologia LIDAR – que permite uma visão tridimensional da floresta e auxilia na medição de áreas, relevos e árvores para inventário -, aquisição de caminhões com telemetria e tecnologia T-Winch para colheita em áreas de maior declividade, entre outras iniciativas. São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS