Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 08:54 - A | A

Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 08h:54 - A | A

VENDAS EXTERNAS

Alteração em decreto incentiva exportação de grãos pela fronteira

Mudanças incluem o município de Ponta Porã e promovem mais competitividade para MS

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Famasul

Alteração em decreto incentiva exportação de grãos pela fronteira

"Tivemos uma safra recorde de soja com 9,5 milhões de toneladas do grão e precisamos ecoar a produção", afirma secretário

As regras do Programa de Estímulo à Exportação ou à Importação pelos Portos do Rio Paraguai (PROEXPRP) foram alteradas e o município de Ponta Porã foi incluído. O intuito é incentivar a venda dos grãos produzidos em Mato Grosso do Sul para outros países. 

 

A normativa de 2016 determinava a equivalência para os grãos exportados por Porto Murtinho, Corumbá e Ladário. Para cada tonelada de soja e milho vendidas para o mercado externo, ficava estabelecido a comercialização da mesma quantia no mercado interno.

 

O Governo do Estado flexibilizou a contrapartida para quem já exportou no ano passado. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, explica que a alteração no decreto foi feita para impulsionar as exportações de milho e soja no Estado, principalmente em um momento em que é necessário escoar os grãos que resultaram da safra.

 

“Tivemos uma safra recorde de soja com 9,558 milhões de toneladas do grão e precisamos ecoar toda essa produção. As hidrovias são a melhor maneira de exportar nosso produto e por isso estamos incentivando o uso deste modal”, afirma.

 

Com a mudança, 5% de tudo que a empresa comercializou com o mercado externo no ano passado poderá ser exportado por Ponta Porã sem a cobrança de equivalência em 2018. Já para as exportações por Porto Murtinho, Corumbá ou Ladário, o desconto é de 7,5% sobre as vendas externas em 2017.

 

Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Maurício Saito, a mudança promove mais competitividade para MS. “A alteração traz uma equivalência em relação aos estados que são nossos competidores, e que não possuem obrigatoriedade da paridade determinada pela Lei Kandir, e, automaticamente, proporciona maior rentabilidade ao que produzimos no estado”, destaca o presidente.

 

O presidente da Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja), Juliano Schmaedecke, acredita que a flexibilização pode abrir novos caminhos e mercados para a exportação de soja e milho. “Precisamos ter agilidade no setor aduaneiro de Ponta Porã para conseguir entrar com as cargas no Paraguai. Isso melhora a margem de lucro do produtor rural e incentivando a abertura de novas fronteiras agrícolas”.

 

O decreto nº 14.989 foi publicado na última quinta-feira (19) e as mudanças já estão em vigor.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS