Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018, 16:35 - A | A

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018, 16h:35 - A | A

REIVINDICAÇÃO

Acrissul apresenta abaixo-assinado que cobra subsídios à pecuária

Documento foi apresentado pelo presidente da entidade em um um Fórum Estadual

Flávio Veras
Capital News

Acrissul/Cedida

Acrissul apresenta abaixo-assinado que cobra subsídios à pecuária

Medida seria uma compensação diante de toda a dificuldade enfrentada pela atividade

Durante um evento na semana passada, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Jonatan Pereira Barbosa, divulgou um abaixo-assinado cobrando o Poder Público um programa de incentivos para a pecuária, fundamentado na concessão de subsídios. O documento foi apresentado a 200 produtores que participavam do  1º Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, realizado na última quinta-feira (29). 

 

Segundo a Acrissul, o abaixo-assinado é para coletar assinaturas que darão sustentação a uma proposta que será encaminhada ao Governo Federal, além de outros setores públicos, para que sejam concedidos subsídios à pecuária, como medida de compensação diante de toda a dificuldade enfrentada pela atividade, cujos custos e ônus são todos arcados pelos produtores rurais.

 

De acordo com o presidente da entidade os agricultores não pode mais aceitar ônus e demais repasses de despesas. “A partir da compra de vacinas como as de campanha de combate à aftosa, dentre outras Estamos com enorme sobrecarga tributária sem que ao menos nos seja reconhecido tudo o que o setor tem feito à agropecuária, principalmente no equilíbrio da balança comercial", relatou.

 

Para finalizar e justificar a necessidade de novos incentivos e subsídios à pecuária, Jonatan lembra também que o Mato Grosso do Sul alcançou um nível de excelência na produção de carne bovina. “Todo mundo quer a carne de Mato Grosso do Sul, considerada a melhor do Brasil, mas ninguém quer pagar o preço que ela realmente vale”, ponderou.

 

Em resposta o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Guilherme Marques, manifestou-se prontamente aos presentes que para 2019 já aguarda-se uma sensível redução nos custos de vacinação contra a febre aftosa, uma vez que está mantida a determinação para que a dose seja reduzida de 5cc para 2cc por animal.

 

 

O abaixo-assinado está disponível na secretaria da Acrissul, que localizada na avenida Américo Carlos da Costa, 320, Jardim América, em Campo Grande.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS