Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Domingo, 24 de Dezembro de 2017, 07:50 - A | A

Domingo, 24 de Dezembro de 2017, 07h:50 - A | A

AGRO

Abertura de mercado para produtos brasileiros será prioridade em 2018

“Estamos mais fortes do que antes”, diz ministro sobre resultado do setor em 2017

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Geraldo Magela/Agência Senado

Ministro da Agricultura, Blairo Maggi é um dos maiores produtores de soja do Brasil

Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Em entrevista de retrospectiva neste fim de ano, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi,explicou que a prioridade traçada para 2018 continuará sendo a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros. Ao longo de 2017, o ministro e o secretário-executivo Eumar Novacki viajaram prospectando negócios e reafirmando a qualidade da produção nacional. 

 

Seu parceiro mais frequente nas viagens era o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, que desperta interesse no exterior pelos avanços que a empresa proporcionou aos produtores rurais nos últimos anos e que levaram o país à sexta posição no mercado mundial de alimentos.

 

Sobre a estratégia de ampliar a participação no mercado mundial de alimentos, Maggi disse ser importante o Brasil ter uma política maior de abertura ao setor externo. “Para vendermos, além dos arranjos resolvidos, da negociação dos certificados sanitários, o país precisa estar pronto para importar também, para tornar mais equilibrada a balança comercial. Exportamos US$ 85 bilhões e importamos US$ 10 bilhões”.

 

Resultados

O ministro afirma que, apesar do ano ter sido difícil, o Brasil está mais forte do que antes. “Estamos terminando o ano com volume maior de exportação e também em recursos financeiros, 13% a mais em volume de vendas e 9% em faturamento”.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS