Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


2017 Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2018, 08:30 - A | A

Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2018, 08h:30 - A | A

Retrospectiva 2017

Agronegócio abre 2,2 mil novos postos de trabalho no primeiro semestre em MS

Produtores enfrentaram novos casos de raiva no Estado

Samira Ayub
Especial para o Capital News

Deurico/Capital News

Trabalhor rural, colheita de milho

..

retro2017

O ano começou com bons ventos para o agronegócio em Mato Grosso do Sul. Em janeiro, a liberação em financiamento aos produtores rurais superou em 20% o montante destinado na safra anterior. A parcela para o Estado chegou a R$ 800 milhões para o pré-custeio da safra. O setor rural apresentou números favoráveis na geração de emprego no primeiro semestre de 2017, de acordo com o Caged (Cadastro de Geração de Empregados e Desempregados) do Ministério de Trabalho e Emprego, o saldo entre admissão e demissão atingiu 2.166 postos no ano.

Deurico/Arquivo Capital News

Frigorifico JBS

JBS

 

Apesar de boas notícias para o setor, o agronegócio também sofreu graves impasses ao longo do ano. A unidade do frigorífico JBS de Campo Grande teve as exportações de carne suspensas pelo Ministério da Agricultura. A medida se deve às irregularidades descobertas pelas autoridades sanitárias americanas em relação à febre aftosa. 

 

Outra dificuldade para o setor consistiu no aumento de focos e redução da quantidade de animais vacinados contra raiva. Segundo o balanço divulgado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), até o mês de julho foram identificados 24 focos de raiva no Estado. Até o mês de agosto, foram relatadas a morte de cerca 50 animais com sinais clínicos.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS