Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Reportagem Especial Terça-feira, 31 de Outubro de 2017, 17:50 - A | A

Terça-feira, 31 de Outubro de 2017, 17h:50 - A | A

Consumo consciente

Em Campo Grande, consumo consciente da população desmistifica o desperdício associado ao bem-estar

Capital sul-mato-grossense é exemplo no bom uso da água produzida

Ellen Albuquerque
Especial para o Capital News

No quintal da residência da artesã, Euza Quitéria de Lima (58), na região leste de Campo Grande/MS, o verde predomina. Ela já perdeu as contas, mas avalia que são mais de 200 tipos diferentes de orquídeas, cactos, rosas do deserto e suculentas em um jardim que foge do tradicional e foi implantado na parede. Este foi o jeito que ela encontrou de otimizar a irrigação e manter um espaço harmonioso e arejado sem que para isso seja preciso o aumento na utilização da água. “Quando tinha folhagens e ervas medicinais, no período mais quente, tinha que molhar duas ou até três vezes por dia para mantê-las vivas. Fiz a adaptação e consegui melhorar tanto no espaço como na economia, sem deixar de fazer o que mais gosto, que é cuidar delas”, afirma.

Ellen Albuquerque

Em Campo Grande, consumo consciente da população desmistifica o desperdício associado ao bem-estar

Artesã inverteu o jardim para otimizar irrigação

 

O técnico agropecuário, Lucas Teixeira, explica a funcionalidade da técnica aplicada pela artesã. “Teoricamente a água da irrigação recebida nos primeiros compartimentos, passa por todos os demais abaixo. Além do que, alguns vegetais exigem pouca irrigação e são mais resistentes ao calor, o que reduz a frequência com que precisam ser irrigadas”, ressalta.


Este comportamento reflete na posição ocupada pela Capital quando o assunto é desperdício. De acordo com a concessionária Águas Guariroba, a cidade perde cerca de 19% da água produzida, enquanto a média nacional é superior a 30%. O resultado, de acordo com a empresa é resultado do Programa de Redução de Perdas da concessionária.
 
Perda, que na verdade, é o que resulta da diferença entre o volume disponibilizado para o abastecimento público e o volume utilizado pela população. Entre as ações da iniciativa está o combate à fraude, a troca de hidrômetros antigos, ações preventivas e mais agilidade no reparo das redes e o maior controle de qualidade dos materiais utilizados pela empresa.
 
Outros métodos podem ser utilizados por empresas e escolas como, por exemplo, o reaproveitamento da água. “O aparelho de ar condicionado tem importante função de refrigerar e diminuir a temperatura do ambiente, mas também podem auxiliar na sustentabilidade com a captação da água e a reutilização em uma horta ou em outros locais”, acrescenta Teixeira.

O desperdício não tem vez no apartamento do supervisor de vendas, Ismael Korbes, na região central da Capital. Recentemente identificou dois vazamentos nos encanamentos do banheiro e logo buscou ajuda para sanar o problema. Ele não sentiu no orçamento, já que o valor do condomínio inclui serviços básicos como água e luz, mas isso não o acomodou. “Meus pais moram em uma região que sofre muito com a estiagem e é comum a restrição no abastecimento. Não achei certo ver tanta água sendo desperdiçada enquanto outros sentem a falta dela”.

A consciência ambiental começou desde cedo na casa de Luiz Fabiano (7), que tem nome de jogador e habilidade quando o assunto é consciência ambiental. Quando questionado sobre o tempo que leva para higienização de rotina, apesar de tímido, a resposta foi imediata. “Eu tomo banho bem rápido e quando vou escovar os dentes eu faço que nem o ‘Flash’ [super-herói que alcança velocidades altíssimas]”.

João Carlos Castro

Em Campo Grande, consumo consciente da população desmistifica o desperdício associado ao bem-estar

Pequeno e consciente do uso da água

A mãe do Luiz, empresária Bruna Noriega é quem dita regras de economia dentro de casa. “Aqui, conseguimos organizar todas as tarefas domésticas que precisam de água. Mantenho alguns rituais na hora de lavar a louça, limpar a casa e até mesmo o cachorro entra na rotina. Desde que adquiri um bebedouro automático mantenho a água limpa por mais tempo e reduzo o intervalo para troca”.

Assim como o Luiz, outros pelo menos 170 mil estudantes conheceram o programa Saúde Nota 10, e hoje estão por dentro do consumo consciente. A iniciativa, que existe desde 2006, leva informações didáticas sobre meio ambiente para a sala de aula. Para os adultos, a concessionária abre as portas para a comunidade, mais precisamente as lideranças comunitárias que visitam as estações de tratamento por intermédio do programa Afluentes. Aproximadamente 5,2 mil pessoas já participaram da ação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS