Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 27 de Junho de 2017, 13:36 - A | A

Terça-feira, 27 de Junho de 2017, 13h:36 - A | A

Centenário

Wilson Barbosa Martins é homenageado pela Assembleia Legislativa

Primeiro governador eleito por voto popular no estado

Maisse Cunha
Capital News

Victor Chileno/ALMS

Wilson Barbosa Martins é homenageado pela Assembleia Legislativa

 

O ex-governador Wilson Barbosa Martins, que completou 100 anos de vida na última quarta-feira (21), foi homenageado pela Assembleia Legislativa, na sessão solene desta segunda-feira (26). A Comenda foi proposta pelo deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB).


Wilson, além de ter sido o primeiro presidente ds Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), foi o primeiro governador do estado eleito por voto popular. Ele também é ex-prefeito de Campo Grande, ex-deputado federal, e já ocupou uma cadeira no Senado Federal.


Membro do Instituto Histórico e Geográfico do estado (IHGMS) e da Academia sul-mato-grossense de Letras, Wilson é autor de uma obra que retrata, além de sua longeva tragetória política, detalhes da história de Mato Grosso do Sul, que só quem esteve presente pode contar, denominada “Memória – Janela da História”.

 

Victor Chileno/ALMS

Wilson Barbosa Martins é homenageado pela Assembleia Legislativa

 

Fabiana Martins Jallad, neta do ex-governador, se emocionou com a moção ao avô. “A minha maior emoção é que ele hoje concretiza um sonho, que era chegar aos 100 anos de idade. Apesar de toda a fragilidade da saúde dele, ele está lúcido e entendendo tudo isso que está sendo celebrado. Este momento é uma emoção muito grande mesmo, não tem como não se emocionar. Nós aprendemos com ele que o que vale na vida é a humildade, são os amigos. A personalidade Wilson pra mim é longe do que eu tenho do ser humano Wilson, ele é um dos meus grandes amores”, disse.


A filha, Thaís Martins, destacou a determinação de Wilson. “Quero destacar a capacidade do meu pai em construir com poucos recursos, da sua determinação de caminhar em direção aos seus objetivos e de saber superar os obstáculos sem se perder no mar da vida.

 

Mas não posso deixar de falar do orgulho que ele tem de sua filha Celina Martins Jallad, parlamentar nesta Casa de Leis por quatro legislaturas. E ainda dizer que enxergo lá no céu, agora enquanto aqui festejamos minha mãe e minha irmã juntas também festejando este momento. Temos festas aqui na terra e no céu”, disse, emocionada.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS