Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 01 de Julho de 2015, 14:26 - A | A

Quarta-feira, 01 de Julho de 2015, 14h:26 - A | A

Exploração de Petróleo

Senadora critica projeto que retira da Petrobras participação na exploração do pré-sal

Projeto é inoportuno e inapropriado porque pode fragilizar ainda mais a empresa que está temporariamente fragilizada, afirma Simone Tebet

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/ Blog do Planalto

pre sal

Projeto que retira participação da Petrobras na exploração do pré-sal é inoportuno e inapropriado, afirma Simone Tebet.

Durante a sessão temática ocorrida no Plenário na terça-feira (30) sobre o projeto (PLS) 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), que libera a estatal da função de operadora única do pré-sal e a desobriga da participação mínima de 30% dos blocos licitados, a senadora Simone Tebet (PMDB), criticou a urgência na votação.


Segundo assessoria da senadora, Simone disse que entender o motivo da pressa em votar a matéria, sem que houvesse debate e votação nas comissões temáticas do Senado, como na Comissão de Constituição e Justiça e na de Assuntos Econômicos, por exemplo. O projeto foi apresentado em 19 de março e tramita com urgência, sendo encaminhado diretamente ao Plenário. “Avançar, sim, mas, atropelar o futuro, jamais”, disse Simone.

Divulgação/Assessoria

simone e serra

A Petrobras não tem condição de bancar a obrigatoriedade que lhe atribuiu a lei”, disse José Serra.


A parlamentar ressaltou que não se deve tratar do tema de maneira açodada no momento em que a Petrobras está fragilizada pelas denúncias da Lava Jato e tenta se reerguer.  “O projeto é inoportuno e inapropriado neste momento porque pode fragilizar ainda mais a empresa”, disse, enfatizando que não estava se referindo ao mérito, mas à pressa para a votação.


Para Simone, urgente é implantar as medidas econômicas necessárias para retomar o crescimento, conter a inflação, estancar o desemprego. A senadora destacou que se trata de uma riqueza gigantesca do Brasil e que as alterações devem ocorrer com muito debate, responsabilidade, e equilíbrio.


A lei que regula a exploração do pré-sal, de 2010, exige que a Petrobrás atue como operadora única dos campos do pré-sal, com participação de no mínimo 30% nos investimentos. O projeto retira essa exigência. De acordo com reportagem da Rádio Senado, o senador José Serra, explicou que o objetivo do projeto é restabelecer um modelo que garanta a exploração contínua e maiores ganhos.

 

 

Ele argumenta que o aumento da produção é urgente, pois a oferta interna de petróleo depende dessa extração. “Houve apenas um leilão desde que o pré-sal foi implantado temos que romper esse ponto de estrangulamento. A Petrobras não tem condição de bancar a obrigatoriedade que lhe atribuiu a lei”, afirmou Serra.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS