Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 25 de Agosto de 2016, 09:01 - A | A

Quinta-feira, 25 de Agosto de 2016, 09h:01 - A | A

Julgamento

Senado começa julgamento de impeachment de Dilma com depoimentos e testemunhas

A expectativa é de que o resultado seja divulgado na noite de terça-feira (30), mas o julgamento pode se prolongar até quarta –feira (31)

Myllena de Luca
Capital News

Roberto Stuckert Filho/Presidência da República

Dilma pode invocar cláusula democrática do Mercosul contra o impeachment

Começa julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff

O Senado começou o julgamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, com depoimentos e testemunhas. A ação começou nesta quinta-feira (25) e serão ouvidas no começo as duas testemunhas, procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira, e o auditor do TCU Antônio Carlos Costa D'Ávila.


A previsão é de que sejam ouvidas duas das seis testemunhas arroladas pela defesa. Os advogados de Dilma Rousseff convocaram o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, a ex-secretária de Orçamento Federal Esther Dweck, o ex-secretário executivo do Ministério da Educação Luiz Cláudio Costa, o professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro e o professor de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Geraldo Prado.


Já na sexta-feira (26) serão ouvidas as quatro últimas testemunhas. De acordo com a Agência Brasil, caso hoje o tempo não seja suficiente, os depoimentos serão transferidos para amanhã. Ou seja, os depoimentos podem acabar somente no fim de semana.


Na segunda-feira (29), às 9h, a presidente afastada Dilma Rousseff começará o depoimento. Durante 30 minutos ela falará livre e em seguida ficará à disposição do senado. Em seguida começa o debate entre defesa e acusação. Os advogados da acusação falarão por 1h30.


De acordo com a Agência Brasil, na terça-feira (30), os senadores devem começar a discutir se Dilma praticou crime de responsabilidade. Cada um dos inscritos terá 10 minutos para falar, sem direito a prorrogação.


Por fim o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, questionará os parlamentares se eles consideram que a presidente afastada cometeu crime de responsabilidade por editar decretos de suplementação orçamentária e por tomar empréstimo de instituição comandada pela União.


A expectativa é de que o resultado seja divulgado na noite de terça-feira (30), mas o julgamento pode se prolongar até quarta –feira (31).

Divulgação/ Roque de Sá / Agência Senado

Senado Federal

Senado começa nesta quinta a julgar Dilma por crime de responsabilidade

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS