Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 02 de Abril de 2018, 17:38 - A | A

Segunda-feira, 02 de Abril de 2018, 17h:38 - A | A

Senado

Proposta de Moka torna obrigatório ressarcimento de despesas pelos presos

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado pode votar o projeto de lei na quarta-feira

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Assessoria

Proposta de Moka torna obrigatório ressarcimento de despesas pelos presos

O autor do projeto é o senador Waldemir Moka (MDB-MS)

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode votar, na reunião de quarta-feira (4) proposta que torna obrigatório o ressarcimento ao Estado pelos presos dos custos de sua permanência nos sistemas prisionais. O autor do projeto, senador Waldemir Moka (MDB-MS), argumenta que, se a assistência material for custeada pelo preso, sobrarão recursos para serem aplicados na saúde, educação e infraestrutura do país. O PLS 580/2015 altera a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984) e determina que o ressarcimento é obrigatório, independentemente das circunstâncias. 

 

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria do parlamentar, os presos que reúnam condições econômicas, como, por exemplo, os condenados por corrupção, lavagem de dinheiro ou crimes financeiros, deverão pagar os custos em dinheiro. Os presos sem recursos poderão pagar as despesas com trabalho. A proposta está aberta à opinião da população pelo portal e-Cidadania do Senado na internet.

 

Se o texto for aprovado pela CCJ e não houver recurso para sua análise em Plenário, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados. O relator do projeto, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), afirma que o crime cometido pelo condenado gera gastos e despesas posteriores em desfavor do erário. Por isso, considera uma medida acertada e necessária o ressarcimento das despesas com a manutenção de um preso, sobretudo daqueles que possuem recursos próprios.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS