Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 06 de Abril de 2017, 08:08 - A | A

Quinta-feira, 06 de Abril de 2017, 08h:08 - A | A

Expogrande 2017

Produtores falam sobre a Agricultura Familiar durante Sessão na Expogrande 2017

Melhorias, ações, fiscalização, documentação, locais para vendas, foram algumas das reivindicações dos produtores

Flavia Andrade
Capital News

Flavia Andrade

Vereadores pontuam importância da Câmara Participativa para os trabalhos da Casa

Projeto foi lançado na noite desta quarta-feira (5), no auditório da Acrissul, na Expogrande 2017

Na noite desta quarta-feira (5), produtores da Agricultura Familiar, utilizaram a Tribuna da Câmara Participativa, para expor aos vereadores, algumas das dificuldades e necessidades do setor. 

 

Flavia Andrade

Produtores usam a tribuna para falar sobre a Agricultura Familiar na Câmara Participativa

Produtora Jaciara Palermo expõe que produzimos grande parte do que consumimos

Para a produtora Jaciara Palermo, “Estou aqui como pequena produtora rural da Agricultura Familiar, estamos aqui para demonstrar os nossos produtos, pela Agraer e pelos técnicos que estão aqui, pois se não fosse por eles, não poderíamos estar aqui expondo os nossos produtos. Os senhores sabem que nós produzimos a maior parte do que nós nos alimentamos, porém, cadê a logística para que o pequeno produtor possa colocar isso a venda? Aonde está a preocupação dos vereadores, para que esses produtos cheguem a mesa das suas residências? O que podemos fazer? Uma política pública para esse setor que está sofrendo? Temos como produzir sim, e não queremos ficar deitados em berço esplêndido”, afirma produtora. 

 

Flavia Andrade

Produtores usam a tribuna para falar sobre a Agricultura Familiar na Câmara Participativa

Produtora Rosa Maria fala da dificuldade nas documentações

Para a Rosa Maria, Presidente da Broto Frutos Culinária do Serrado e Presidente da Secretaria da Mulher Negra do PDT, “ao redor de Campo Grande as comunidades enfrentam em primeiro lugar, um problema de regulamentação documental, porque sem documento nós não existimos, então muitos produtores dessas áreas rurais, além de não ter a documentação pessoal, não tem a documentação dos lotes, então quando ele quer instalar uma agroindústria ou qualquer processamento dos seus hortifrútis, panificados ou similar, primeiro falta a documentação pessoal, depois a jurídica, fiscal e a sanitária, sem essas documentações, não conseguimos fazer a diversificação da produção. Uma coisa é comercializar os produtos in natura, mas para gerar renda e trabalho é preciso agregar valor à produção. Muitos produtores já encontram nos seus locais, produtos que podem ser transformados em outros. Eu gostaria da atenção de vocês se fosse possível em uma missão dessa regularização. Conclui produtora.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS