Um Projeto de Lei, que apresentado ontem (19) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sil, tenta garantir atendimento especializado para alunos com transtornos específicos. O PL será intitulado como Programa de Diagnóstico e Tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), do Transtorno Desafiador Opositivo (TDO), do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) e da Dislexia.
De acordo com o autor da iniciativa, Maurício Picarelli (PSDB), falou que grande parte das escolas não disponibiliza um atendimento escolar especializado. Conforme a proposta, o programa inclui atendimento escolar especializado, em caráter preventivo, que deverá ter início na educação infantil, em creches e pré-escolas.
Segundo a Alms, a iniciativa pedagógica deverá apoiar, complementar, suplementar e substituir, em alguns casos, os serviços educacionais comuns, em consonância com a sintomatologia do distúrbio, de modo a promover o desenvolvimento de potencialidades dos estudantes.
“O isolamento social e a constante crítica ao comportamento das crianças com TDAH, TDO, DPAC e dislexia são reflexos da dificuldade de um diagnóstico precoce. O atendimento educacional especializado deve ser garantido aos alunos com deficiência. Por isso, estamos apresentando este Projeto de Lei”, destacou Picarelli.