Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018, 08:57 - A | A

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018, 08h:57 - A | A

CUIDADOS

PL garante atendimento escolar a aluno com transtornos específicos

Atenção deverá ter início na educação infantil, em creches e pré-escolas

Flávio Veras
Capital News

ALMS/Cedida

alms

Agenda da Casa de Leis está preenchida até a próxima sexta (7)

Um Projeto de Lei, que apresentado ontem (19) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sil, tenta garantir atendimento especializado para alunos com transtornos específicos. O PL será intitulado como Programa de Diagnóstico e Tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), do Transtorno Desafiador Opositivo (TDO), do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) e da Dislexia.

 

 De acordo com o autor da iniciativa, Maurício Picarelli (PSDB), falou que grande parte das escolas não disponibiliza um atendimento escolar especializado. Conforme a proposta, o programa inclui atendimento escolar especializado, em caráter preventivo, que deverá ter início na educação infantil, em creches e pré-escolas. 

 

Segundo a Alms, a iniciativa pedagógica deverá apoiar, complementar, suplementar e substituir, em alguns casos, os serviços educacionais comuns, em consonância com a sintomatologia do distúrbio, de modo a promover o desenvolvimento de potencialidades dos estudantes.

 

“O isolamento social e a constante crítica ao comportamento das crianças com TDAH, TDO, DPAC e dislexia são reflexos da dificuldade de um diagnóstico precoce. O atendimento educacional especializado deve ser garantido aos alunos com deficiência. Por isso, estamos apresentando este Projeto de Lei”, destacou Picarelli.         

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS