Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 15 de Agosto de 2017, 17:34 - A | A

Terça-feira, 15 de Agosto de 2017, 17h:34 - A | A

Líder em convênios

MS brilha em reunião que fala de captação de recursos federais

Antes do atual Governo do Estado, média de convênios três vezes menor

Danilo Galvão
Capital News

Divulgação

MS brilha em reunião que fala de captação de recursos federais

Antes do atual governo, média de convênios três vezes menor

O incremento de 136% nos convênios de repasses da União, desde 2015, fizeram com que o Mato Grosso do Sul atingisse no ano passado a liderança em ranqueamento do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A escalada foi destaque na 9ª reunião do Comitê Gestor da Rede SICONV, realizada recentemente em Brasília.

No encontro, o coordenador estadual da rede de sistema de convênios, Luis Carlos Morente compartilhou com representantes de outros entes federativos a importância da interdependência dos fatores que geraram a melhora de aproveitamento das transferências voluntárias do Governo Federal.

“A gestão de convênios só dá certo quando todo o resto funciona. Existe toda uma conjuntura que precisa estar alinhada, pois são vários fatores envolvidos: a execução dos projetos no prazo, a prestação de contas, a emissão de certidões e a própria adimplência no sistema”, salientou o coordenador.

Entre as fórmulas para o sucesso, destaque para a capacitação de 234 agentes multiplicadores entre 2015/ 2016, graças a ações do programa Rota do Desenvolvimento.

“Investir na qualificação do funcionalismo é melhorar o desempenho do planejamento estratégico. A atração de novos investimentos traz muitos benefícios, uma vez que esse tipo de convênio contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza recursos adicionais para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população”, conta o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

Até 2014, ano anterior à atual gestão do Executivo Estadual, Mato Grosso do Sul figurava no ranking da União com o vínculo de 40 convênios, referência que mudou depois para 95 e atualmente designa em 121 contratos. O aporte de injeção de recursos com essa fonte figura em R$ 136 milhões.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS