Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 09 de Julho de 2019, 10:36 - A | A

Terça-feira, 09 de Julho de 2019, 10h:36 - A | A

Exoneração

Ministros com mandato são exonerados para votarem reforma da Previdência

Publicação saiu no Diário Oficial da União

Flavia Andrade
Capital News

Alan Santos/PR e Roque de Sá/Agência Senado

Ministros com mandato são exonerados para votarem reforma da Previdência

Publicação saiu no Diário Oficial da União

 

Nesta terça-feira (09), conforme edital publicado no Diário Oficial da União, foram exonerados dos cargos, os ministros da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Nesta segunda-feira (08), o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, havia anunciado as exonerações dos ministros, com mandato parlamentar, para que possam votar a reforma da Previdência, na Câmara dos Deputados.

 

De acordo com o "Os ministros que têm mandato já estão liberados para participarem da votação. O senhor presidente entende que a presença deles em plenário há de reforçar a presença do governo em plenário, no sentido que a Nova Previdência é essencial para o futuro do nosso país", destaca. 

 

Entre os ministros, apenas quatro ministros do governo têm mandato como deputados federais, sendo eles: o chefe da Casa Civil, Onyx Lorezoni (DEM-RS); a titular da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS); o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) e o titular da pasta da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS).

 

Os suplentes que assumiram as vagas na Câmara Federal são: o suplente de Onyx é o deputado Marcelo Brum (PSL-RS); a suplente de Tereza Cristina é a deputada Bia Cavassa (PSDB-MS); o suplente de Álvaro Antônio é Enéias Reis (PSL-MG); e o suplente de Osmar Terra é Darcísio Perondi (MDB-RS). O governo não informou se vai exonerar todos os quatro ministros para votarem a reforma.

 

A Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina ainda não teve o nome publicado no Diário Oficial da União para reassumir a cadeira na Câmara dos Deputados, a mesma, encontra-se em Assunção, no Paraguai, em viagem com o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, para tratativas agropecuárias em parceria com o país vizinho. 

 

Antônio Rêgo Barros destacou ainda que, “o governo está confiante na aprovação da reforma da Previdência e ressaltou que os dois turnos da votação da medida, são uma exigência para propostas de emenda constitucional (PEC), que podem ser votados ainda esta semana. O deputado Rodrigo Maia também está esperançoso, e ele inclui nessa esperança a possibilidade de votar os dois turnos da Nova Previdência ainda essa semana. Então, é um sinal de que o esforço conjunto entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, na pessoa do presidente da República e seus representantes, os ministros Onyx e o ministro Ramos, e na pessoa do deputado Rodrigo Maia, estão se mostrando adequados", conclui.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS