Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019, 13:02 - A | A

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019, 13h:02 - A | A

POLÍTICAS

Ministra Tereza Cristina pretende fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar

Ministra esteve em Campo Grande no último sábado para ouvir demandas dos produtores

Caroline Carvalho, com assessoria
Especial para Capital News

Divulgação/Governo do Estado

Ministra Tereza Cristina pretende fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar

Secretário da Semagro, Jaime Verruck, ministra Tereza Cristina, e presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rui Fachini Filho

Em reunião com representantes do setor no Sindicato Rural de Campo Grande, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o governo irá trabalhar intensamente para fortalecer a cadeia do leite e a agricultura familiar, as quais reputa como grande importância social para o país. No encontro, realizado no último sábado (19), produtores e empresários puderam discutir uma série de reivindicações ao setor.  

 

Na ocasião, a ministra acenou positivamente aos produtores o comprometimento do governo federal para com a cadeia do leite, mas pediu, ao mesmo tempo, mais organização do setor para superar gargalos e ganhar competitividade. Nesse sentido, ela cobrou mais iniciativa dos produtores para apontar soluções para o aumento da produtividade e menor custo dos insumos. 

 

Outra pauta discutida foi a proposta do Brasil de rediscutir acordos bilaterais com a Argentina e Uruguai em relação às importações de leite, por meio de cotas privadas, ao mesmo tempo em que busca reposicionar o mercado, reduzindo custos de produção e aumentando as exportações e o consumo interno. “São soluções que devem ter a participação do produtor, assim como dos estados e municípios”, ponderou.

 

Durante o encontro, o secretário estadual Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, aproveitou para destacar as políticas do Governo do Estado de apoio ao produtor e à indústria, como acessos à assistência técnica, defesa sanitária e aos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), e reafirmou a necessidade de políticas públicas conjuntas, entre o estado e o governo federal. 

 

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Nogueira Borges, também utilizou a ocasião para anunciar a inauguração, em fevereiro, do laboratório de pesquisa do leite, em Campo Grande, que atuará em todos os segmentos da produção, como alimentação e integração agricultura-pecuária. Ele disse que a Agraer já dispõe de um banco de pesquisa sobre o rebanho leiteiro do Estado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS