Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 25 de Novembro de 2015, 18:15 - A | A

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2015, 18h:15 - A | A

índios protestam pelo fim da CPI do CIMI e querem falar com o governador

Deputados os recebem e tentam um diálogo pacífico com o grupo

Juliana Vilas Boas
Capital News

Divulgação

índios

índios pedem intervenção parlamentar para falarem com governador

Índios de diversas etnias foram até a Assembleia nesta quarta-feira (25), pedir para falar com o governador Reinaldo Azambuja sobre a CPI do CIMI, e declararão que não sairão até a sessão da próxima quinta (26).  

 

Durante a tarde a comissão de lideranças de etnias Terena e Kadiwéu foi recebida na sala da presidência pelos deputados Zé Teixeira (DEM), Cabo Almi (PT), Felipe Orro (PDT) e Antonieta Amorim (PMDB). 

 

“Ligamos diretamente para o Governo e vamos agendar a conversa para a próxima quarta ou quinta-feira, ficaram de nos dar a resposta em breve, mas já esclarecemos aos indígenas que o caminho de se resolver é Brasília (via Governo Federal). O indígena é o menos culpado do que acontece. A União titulou as terras às pessoas de boa fé, mas agora temos que nos unir para resolver a questão”, ressaltou Zé Teixeira. 

 

Os deputados explicaram aos indígenas a possibilidade de arrecadar recursos para indenizar os proprietários rurais, para efetivar as demarcações de terra, via Fundo Estadual de Apoio à Regularização de Terras Indígenas (Fepati) criado pela Lei 4.164/2012, por iniciativa do ex-deputado Laerte Tetila (PT). 

 

Os índios também pediram o arquivamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação do Cimi e celeridade à CPI que investiga a ação/omissão do Estado nos casos de violência praticados contra os povos indígenas no período de 2000 a 2015.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS