Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017, 11:37 - A | A

Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017, 11h:37 - A | A

Visitas

Frigoríficos da JBS receberão visitas da CPI na próxima semana

As visitas começarão pela cidade de Ponta Porã, seguindo calendário estabelecido pela Comissão

Flavia Andrade
Capital News

Victor Chileno/ALMS

Frigoríficos da JBS receberão visitas da CPI na próxima semana

As visitas começarão pela cidade de Ponta Porã, seguindo calendário estabelecido pela Comissão

Parlamentares que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Irregularidades Fiscais e Tributárias do Estado de Mato Grosso do Sul reuniram-se nesta quarta-feira (09), para darem segmento às investigações referentes à comissão.

O presidente da CPI, deputado Paulo Côrrea (PR), através de requerimento, solicitou à visita a frigoríficos localizados nos municípios que estão inseridos no primeiro Termo de Ajustamento de Regime Especial (TARE), que está sendo verificado pela Comissão. Para ele, “Os requerimentos apresentados hoje por mim foram para as visitas a oito municípios. Em cinco quartas-feiras vamos visitar os frigoríficos que receberam o benefício fiscal concedido pelo Estado. Queremos saber o que foi feito em cada unidade da JBS e nós temos as notas para conferirmos os dados de cada frigorífico”, pontua.

Segundo o relator da CPI, deputado Flavio Kayatt (PSDB), “Precisamos comparar estas notas fiscais verificadas na Comissão com o que há in loco. Se realmente existem esses equipamentos e materiais nos frigoríficos. A primeira cidade visitada será Ponta Porã, no dia 16 de agosto, depois Campo Grande, no dia 23 de agosto, Cassilândia no dia 30, Anastácio no dia 06 de setembro, Naviraí e Nova Andradina no dia 13 de setembro e culminando no dia 20 de setembro com a cidade de Coxim”, anunciou Kayatt.


De acordo com o deputado Dr. Paulo Siufi comentou um dos requerimentos apresentados por ele para um depoimento. “Apresentei um requerimento solicitando a presença do diretor de compras da JBS em Mato Grosso do Sul, Nelson dos Santos Jardim, por onde todas as compras são feitas e se os abates aconteceram, para saber se compraram esse gado, se teve nota fiscal, ele com certeza sabe, mas como nós vamos fazer as visitas nos frigoríficos, entendi o posicionamento dos deputados, pois vai ter a hora certa de chamar os depoentes e nós, com mais subsídios, faremos essa inquisição de uma forma mais intensa, até porque ele é uma peça chave”, declarou.

Documentos solicitados à J&F pela Comissão Parlamentar de Inquérito, foram entregues ainda no prazo, mas, ainda serão analisados, pois chegou na última segunda-feira (7). Em meio aos itens respondidos, o grupo alega que não pode informar se fez a contrapartida aos benefícios fiscais concedidos pelo Estado por estes serem dados sigilosos, que fazem parte do acordo de leniência. Foram apresentados vários requerimentos nesta tarde. Um deles, de autoria do deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB), sendo aprovado por unanimidade. O documento pretende acionar o Ministério Público Federal (MPF), em relação à questão de leniência alegada pela J&F para não encaminhar os documentos comprobatórios sobre o cumprimento ou não da contrapartida da empresa aos incentivos fiscais concedidos por Mato Grosso do Sul.

A CPI recebeu a entrega da lista referente ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), segundo o presidente Paulo Côrrea, “Ontem (8/8), nós fomos à Superintendência Regional do Trabalho. Eles atenderam a um requerimento aprovado ainda em julho, para que a gente soubesse sobre a geração de empregos no JBS. Foi entregue o relatório completo de todas as empresas do grupo J&F, sobre a questão de emprego e desemprego, que é uma lista do CAGED. Com essa relação teremos condições de verificar se efetivamente foi cumprida a geração de empregos prometida nas unidades do Estado”, destacou.

Também participou da reunião o deputado estadual Pedro Kemp (PT), membro da CPI. Os deputados João Grandão (PT), líder do partido na Casa de Leis e Amarildo Cruz (PT), 2º Secretário da Assembleia Legislativa, também estavam presentes.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS