Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 29 de Março de 2016, 14:35 - A | A

Terça-feira, 29 de Março de 2016, 14h:35 - A | A

Mudança à vista

Em MS, deputado Barbosinha vai assumir secretaria de Justiça e Segurança Pública

Advogado pós-graduado e mestre em Direito Constitucional, parlamentar foi prefeito de Angélica e diretor-presidente da Sanesul

Adriel Mattos
Capital News

Roberto Higa/ALMS

Deputado estadual Barbosinha

Deputado estadual Barbosinha vai para a Sejusp

O deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSB), vai assumir a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul, tomando posse na sexta-feira (1º). O atual titular da pasta, Silvio Maluf, deixa o cargo após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao Capital News, Barbosinha afirmou que já conversou com Maluf e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para definir os planos na secretaria. “Vamos primeiro conhecer e em seguida aprimorar o que vem sendo feito”, afirmou o deputado, ressaltando que seu antecessor fez “grande trabalho” na Sejusp.

“Será um mergulho, e gerindo os recursos corretamente, a consequência é a boa gestão”, argumentou Barbosinha. O adjunto da pasta, Helton Bernardes, também vai deixar o cargo.

Barbosinha está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa e dará lugar a Carlos Alberto David dos Santos (PSC), ex-comandante-geral da Polícia Militar. Ex-prefeito de Angélica (1989-1992) e ex-diretor presidente da Empresa de Saneamento do estado, a Sanesul (2007-2014), ele é graduado em Direito, pós-graduado em Processo Civil e mestre em Direito Constitucional.

Perguntado sobre uma possível candidatura à prefeitura de Dourados, o deputado disse que isso não irá ocorrer em 2016. “Os planos [de concorrer à prefeitura] estão adiados. Teria que me desincompatibilizar do cargo no dia 2 de abril e não iria assumir [a Sejusp] para sair logo depois”, explicou.

Decisão
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 9 de março por suspender a nomeação de Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça. Lima e Silva é procurador do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

Com isso, outros 22 membros do MP também foram obrigados a deixar cargos de secretários de Segurança Pública. Entre eles, o titular da Sejusp, Silvio Maluf, e o adjunto, Helton Bernardes, também serão exonerados e voltam ao Ministério Público.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS