Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Sábado, 27 de Fevereiro de 2016, 13:30 - A | A

Sábado, 27 de Fevereiro de 2016, 13h:30 - A | A

Defesa

Em carta a senadores, Delcídio volta a negar ameaças e diz ser leal a MS

Petista reafirmou que não fez ameaças e não alimenta “ódio ou revanchismo”

Adriel Mattos
Capital News*

Waldemir Barreto/Agência Senado

Senador Delcídio do Amaral

Senador Delcídio do Amaral

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) voltou a negar ameaças a seus colegas do Senado em carta enviada aos 80 parlamentares. O documento foi enviado a todos os gabinetes, datado de quinta-feira (25) e assinado pelo próprio petista.

 

Na última semana, o senador teria dito a pessoas próximas que se tivesse o mandato cassado, levaria “metade do Senado” consigo, como apontou reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Com a repercussão dessa afirmação, Delcídio negou a ameaça, e disse não ser “burro nem louco”.

 

Para mostrar que realmente não tem ressentimentos com o Senado, o gabinete enviou para cada senador uma carta na sexta-feira (26). No documento, Delcídio afirma que as últimas notícias trazendo ameaças são “falsas e delirantes”.

 

Alega que essa atitude não condiz com sua “conduta de homem e de parlamentar” e que jamais fez ou fará “ameaças a qualquer pessoa”. Seu “injusto encarceramento” não lhe tirou a coerência e a razão.

 

Delcídio diz ainda que “ódio e revanchismo” não lhe ocuparam a imaginação, e que manteve serenidade e fidelidade aos seus “princípios morais que não foram depreciados ou abalados”.

 

Saiba mais

  Delcídio continuará suspenso do PT até que apresente defesa

  Na mira da Justiça e do Conselho de Ética, Delcídio aposta que conseguirá provar inocência
  Delcídio continuará suspenso do PT até que apresente defesa

  A pedido da defesa, relator do caso Delcídio é destituído no Senado

  Governo indica senador de Pernambuco no lugar de Delcídio na liderança do Senado

  Por motivos de saúde, Delcídio do Amaral se licencia por 15 dias do Senado

  Delcídio apresenta defesa prévia no Conselho de Ética

  STF determina soltura do senador Delcídio do Amaral

  Senador Delcídio do Amaral é preso durante diligência da operação Lava Jato em Brasília

 

Por fim, o senador encerra a carta afirmando que se mantém leal ao Senado, ao povo brasileiro e “em especial ao do Mato Grosso do Sul”. Essa carta é uma estratégia de defesa para que o Conselho de Ética mantenha o mandato, como apontou a Globo News.

 

Reprodução/UOL

Em carta a senadores, Delcídio volta a negar ameaças e diz ser leal a MS

A carta de Delcídio enviada aos colegas

Leia na íntegra a carta de Delcídio enviada a todos os senadores:

 

“Caro Senador,

 

Alguns órgãos da mídia nacional publicaram, nessa semana, inverdades imputando-me a propagação de ameaças e constrangimentos aos meus pares do Senado, com o objetivo de evitar uma eventual cassação do meu mandato parlamentar.

 

Ante a sincera deferência que tenho por V.Exª, sinto-me obrigado a esclarecer os fatos e restaurar a verdade:  Tais notícias são falsas e delirantes! Não condizem com minha conduta de homem e de parlamentar. Jamais fiz ou farei ameaças a qualquer pessoa. Em momento algum os signatários dessas notícias procuraram a mim ou meus advogados para checarem as informações publicadas. Tal conduta, temerária e leviana, fere os princípios do bom jornalismo e merece o meu repúdio veemente.

 

O injusto encarceramento me afastou temporariamente da vida familiar, social e política, todavia não me exonerou da coerência e da razão. – Seria falso dizer que a injustiça não fere, testa a nossa força debilitando o corpo e atormentando o espírito, porém, essas provações não dobraram meu caráter. Ódio e revanchismo não ocuparam minha imaginação. Mantive a serenidade e permaneço fiel aos meus princípios morais que não foram depreciados ou abalados.

 

Reafirmo meu compromisso de lealdade com o Senado Federal e com o povo brasileiro, em especial o do Mato Grosso do Sul e permaneço confiante nas decisões do Poder Judiciário e convicto da imparcialidade de V.Exª.

 

Reitero meu respeito e consideração. 

 

 

Atenciosamente,

 

 

DELCÍDIO DO AMARAL GOMEZ

Senador da República”

 

 

*Com informações do G1, Globo News, Folha de S. Paulo e UOL

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS