Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Domingo, 07 de Outubro de 2018, 08:49 - A | A

Domingo, 07 de Outubro de 2018, 08h:49 - A | A

BATALHA JUDICIAL

Delcídio e Bernal tentam garantir candidaturas com recurso na justiça

Votos dos candidatos serão computados e justiça eleitoral deve avaliar se eles podem ser eleitos

Leonardo Barbosa
Capital News

Arquivo

Bernal e Delcídio

Candidatos Delcidio e Bernal tentam garantir na justiça seus nomes na eleição 2018

 

Delcídio do Amaral (PTC) e Alcides Bernal (PP), candidatos ao Senado e Legislativo Federal, receberam nesta semana, decisões que os prejudicam para as eleições deste domingo (7).

 

O ex-senador e o ex-prefeito de Campo Grande, porém, estão com seus nomes garantidos nas urnas e seus votos serão computados. Cabe à justiça eleitoral, após o resultado, decidir se eles podem ou não, tomar posse de seus cargos, caso sejam eleitos.

 

Delcídio havia recebido na sexta-feira (5), decisão da Justiça Federal de Campo Grande que anulava a cassação de seu mandato como senador, expedida pelo próprio Senado Federal, mas essa decisão foi derrubada pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), com entendimento de que a Justiça Federal de Campo Grande não teria competência para decidir tal medida. O ex-senador agora tenta reverter a situação para reaver seu mandato e ter sua situação judicial regularizada para assumir novo mandato, caso seja eleito.

 

Já Alcides Bernal, viu sua candidatura à deputado estadual ser barrada por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com base na sua cassação enquanto prefeito da capital.

 

Por 5 votos a 2, a corte suprema da Justiça Eleitoral deferiu a solicitação da coligação Amor, Trabalho e Fé, deixando Bernal inelegível para as eleições de 2018.

 

Bernal agora recorre ao STF para tomar posse em janeiro de 2019, se for eleito.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS