Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 06 de Abril de 2017, 07:22 - A | A

Quinta-feira, 06 de Abril de 2017, 07h:22 - A | A

Expogrande 2017

Câmara participativa leva sessão ordinária a Expogrande 2017

Buscando maior proximidade com a população, vereadores dão início a projeto, para ouvir mais a população e levantar informações para que possam levar a discussão

Flavia Andrade
Capital News

Flavia Andrade

Câmara participativa leva sessão ordinária a Expogrande 2017

Buscando maior proximidade com a população, vereadores dão início a projeto, para ouvir mais a população e levantar informações para que possam levar a discussão

Na noite desta quarta-feira (5), vereadores participaram da 1ª Câmara Participativa veiculada ao vivo através de mídia social. Sessão aconteceu no auditório da Acrissul, na Expogrande 2017. Com presença do diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini,, diretor-executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan, secretário Municipal de Saúde, Marcelo Vilela representando o prefeito Marquinhos Trad, Deputado Estadual Herculano Borges representando a Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul.

 

Para o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, “ o projeto, a agraer trabalha já há 2 anos, nós temos 14 assentamentos entre INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)  em torno de Campo Grande, isso aproxima em torno de mil famílias assentadas, fora os sitiantes, chacareiros, então acreditamos em torno de 1.300 famílias. E nós temos um grau de importação para o CEASA (Centrais de Abastecimento do Mato Grosso do Sul), de que o consumo que tem é muito forte. Quando Reinaldo começou o seu governo eram 85% da nossa dependência dos outros Estados. E estamos revertendo isso, hoje já são 80%, e queremos incentivar levando conhecimento, tecnologia, apelo ao nosso produtor, condições, para que eles comecem a produzir mais para que possamos diminuir a importação. O Ceasa recebe hoje, 21 mil toneladas de tomate de fora, nós já fomos bons produtores, e podemos voltar a ser. Sentimos que estamos em um bom caminho, vamos entregar mais de duas mil máquinas a Agricultura Familiar, que o governo do Estado está adquirindo, junto com o governo Federal, para ajudar a agricultura familiar, e eu não tenho dúvida que com mais maquinário, tecnologia, gradativamente, Campo Grande e o Estado vai ser bem menor em importação de alimentos do que é hoje”, pontua Felini. 

 

De acordo com o presidente João Rocha, “Estamos inaugurando aqui na Acrissul, durante a Expogrande, a primeira Câmara Participativa, que é um modelo que além da Câmara Comunitária que nós já realizamos no ano passado, nós vamos estar envolvendo segmentos produtores da nossa cidade e o agronegócio é extremamente importante, enquanto emprego e renda, e a Câmara precisa pensar Campo Grande Rural, e nada melhor do que estar aqui, abrindo a oportunidade para que eles falem, os vereadores estarão ouvindo, e ao ouvi-los iremos colher informações, material significativos, daqueles que vivem o dia-a-dia do campo, para que nós possamos enquanto Câmara dos vereadores, enquanto Poder Executivo, oferecer as ferramentas para que eles possam desenvolver as atividades. Produzindo leis que eles precisam para dar suporte ao município, para que eles tenham uma ferramenta legal, para que possam dar uma sustentação maior, também com a presença do executivo aqui, para colher as demandas de infraestrutura e apoiamento, que a Câmara possa fazer a intermediação, esse também é um dos nossos papéis e estamos abrindo essa oportunidade para também pensar em uma Campo Grande Rural”, afirma presidente João Rocha. 

 

Já o diretor-executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan, “O setor do agronegócio vem experimentando crescimento de produtividade e diversificação das atividades muito grande nos últimos 10 anos, e esse crescimento também demanda, infraestrutura para atender essas novas atividades, produtores e familiares, dessa região. Precisa de uma parceria forte, com os poderes públicos constituídos, como o Executivo e o Legislativo, para fazer chegar melhores estradas para os produtores poderem escoar essa produção, nós precisamos de infraestrutura social, escolas de qualidade no meio rural, ou o acesso dessas pessoas as escolas urbanas, o setor de saúde é algo muito importante e políticas de comercialização dessa profissão. Nós sabemos que Mato Grosso do Sul importa aproximadamente 70% do seu horti-fruti, de outros estados, nós temos um potencial muito grande para CampO Grande  suprir essa necessidade, mas para isso precisamos ter políticas de aquisição, como merenda escolar, produtos de agricultura familiar”, conclui diretor.

 

Segundo Deputado Estadual Herculano Borges, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, da Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul, "Parabenizo a Câmara Municipal pela iniciativa, e peço ao presidente vereador João Rocha, Ata desta sessão, para que eu possa encaminhar a Assembleia e aos meus colegas deputados da Comissão, para que juntos possamos analisar e em parceria com a Câmara Municipal de Campo Grande, trabalhar em busca de oportunidades e melhorias para o setor", enfatizou deputado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS