Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Polícia Sábado, 25 de Julho de 2015, 10:13 - A | A

Sábado, 25 de Julho de 2015, 10h:13 - A | A

Animais silvestres

Polícia Militar Ambiental captura lobo-guará em São Gabriel do Oeste

Animal estava no centro da cidade, no pátio de uma agência. Após ser capturado, lobo passou por consulta veterinária

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/PMA

logo guará

Animal estava no centro da cidade, no pátio de uma agência

A Polícia Militar Ambiental capturou na sexta-feira (24) um lobo-guará no centro da cidade de São Gabriel do Oeste. O animal adulto da espécie Chrysocyon brachyurus, apareceu no pátio da agência fazendária do município e foi capturado com apoio da Polícia Militar de São Gabriel. Os agentes utilizaram, além do cambão, instrumento mais utilizado na captura de canídeos, uma tarrafa, para prender o animal.


Após ser capturado, o lobo passou por uma consulta veterinária, onde foi constatado nenhum ferimento. O bicho foi solto na mata, seu habitat natural, distante da cidade. Segundo a PMA, caso a população perceba a presença de animais silvestres no perímetro urbano, deve acionar os órgãos públicos responsáveis para efetivar a captura. A Polícia Ambiental alerta também para que os moradores não mexam e nem tentem capturar qualquer espécie de animal selvagem. É importante manter as crianças afastadas do local e evite estressar o animal.

Divulgação/PMA

logo guará

Após ser capturado, lobo passou por consulta veterinária e foi solto na mata

Segue abaixo algumas orientações da PMA:


-Não tente ajudar no resgate. O resgate e a lida com animais silvestres são atividades muito especializadas, que oferecem riscos, e que precisam ser feitas em condição de calma e controle.


-Controle a curiosidade e não tente obter fotografias. A imprensa certamente oferecerá informações e imagens do resgate, os quais você poderá acessar depois em total segurança.


-Obedeça ao isolamento da área, caso este seja implantado; oriente os vizinhos e familiares sobre estas regras, para a segurança de todos e para facilitar o trabalho das equipes de resgate.


-Mantenha silêncio nas vizinhanças; animais silvestres expostos a ruídos intensos, como vozes humanas, gritos, motores de carros, entre outros, podem ficar ainda mais estressados.


-Lembre-se: animais silvestres agem por instinto, nunca os provoque, ameace-os, tente controla-los ou capturá-los. É perigoso, além disso, pode caracterizar um crime ambiental, você poderá ter uma experiência desagradável.


-Nunca oferecer/dar alimentos para animais silvestres.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS