Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Polícia Domingo, 17 de Setembro de 2017, 10:36 - A | A

Domingo, 17 de Setembro de 2017, 10h:36 - A | A

Resgate

PMA apreende 175 filhotes de papagaios durante operação

Duas pessoas que estavam em um carro de passeio fugiram deixando três caixas com as aves

Fernanda Freitas
Capital News

PMA

PMA apreende 175 filhotes de papagaios em Bataguassu em operação de combate ao tráfico de animais silvestres

Os filhotes passam bem. Foram encaminhados para o CRAS da Capital

Na sexta-feira (15), equipes da PMA de Bataguassu que fiscalizam a BR 267 nas proximidades do Posto Fiscal e estradas vicinais do município perceberam quando um veículo Chevrolet Corsa Classic, fez retorno na pista, ao avistar a viatura.

 

Os Policiais saíram em perseguição e os elementos entraram em uma estrada de terra, abandonaram cinco caixas à margem da pista e continuaram em fuga.

 

Nas caixas havia 175 filhotes de papagaios. Devido ao estado de estresse dos filhotes, a PMA os levou até o quartel para sombra e condicionamento adequado de ar e para alimentá-los. Os traficantes conseguiram fugir, porém, a PMA voltou a realizar diligências na tentativa de localizar os criminosos.

 

Os filhotes foram encaminhados ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), na Capital.

 

A PMA está realizando trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que o modus operandi principal dos traficantes é de aliciamento dos sitiantes e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem. Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental.

 

A região principal do problema está sendo monitorada, tais como, os municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo. Nessa região, ninhos também estão sendo monitorados pelos Policiais, para evitar a retirada dos filhotes, visto que essa é a preocupação maior.

 

A base do trabalho é evitar a retirada dos animais, evitando custos à fauna e ao Estado, tendo em vista os altos custos financeiros, até a reintrodução dos filhotes na natureza.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS