Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Polícia Sábado, 22 de Setembro de 2018, 12:27 - A | A

Sábado, 22 de Setembro de 2018, 12h:27 - A | A

OPERAÇÃO NEPSIS

Operação prende 11 policiais envolvidos em esquema de contrabando

Investigados fazem parte de grupo criminoso envolvido em grande parte do contrabando de cigarros no estado

Leonardo Barbosa
Capital News

Divulgação

Operação prende 11 policiais envolvidos em esquema de contrabando

Em coletiva na Superinetendência da PF nesta manhã: Henry Tamashiro (auditor-fiscal RF), Cleo Mazzotti (Superintendente PF MS), Felipe Menezes (Delegado da PF), Luiz Alexandre Gomes da Silva, (Superintendente PRF MS)

A ‘Operação Nepsis’, deflagrada em conjunto pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal cumpriu 29 mandados de prisão neste sábado (22) contra pessoas envolvidas em esquema de contrabando em todo o país. Entre as 29 pessoas presas, 5 policiais rodoviários federais, 4 policiais militares e 2 policiais civis também foram detidos, acusados de envolvimento no esquema criminoso.

 

Em coletiva na Superintendência da PF, em Campo Grande, os responsáveis pelas investigações detalharam a maneira com que a quadrilha agia dentro e fora do país. Segundo o superintendente da PF no MS, Cleo Mazzotti, a organização criminosa investigada pela operação, se estruturava com base em dois eixos principais: hierarquia empresarial e logística com cargos bem divididos e, participação de policiais corrompidos, fornecendo informações e favorecendo o transporte do contrabando.

 

Divulgação

Operação prende 11 policiais envolvidos em esquema de contrabando

Policiais cumprem mandados em residência de um dos alvos da operação em Iguatemi

De acordo com a investigação, só em 2017, a organização criminosa movimentou, aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Em 2017 a PRF tirou de circulação mais de 94 milhões de maços. Somando-se o volume de apreensões entre os anos de 2014 e 2017 a quantidade de maços alcança o patamar de 273 milhões de maços. Isso representa um total de aproximadamente 5,5 bilhões de cigarros apreendidos. Os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, são os campeões em apreensões. A Receita Federal estima um prejuízo aproximado de R$ 5 bilhões ao ano com esse tipo de evasão fiscal.

 

Ao todo, foram expedidos 86 mandados de prisão, sendo 35 de prisão preventiva, 8 de prisão temporária e 43 de busca e apreensão. Três dos quatro líderes da organização foram presos em Maceió (AL), durante preparativos para casamento de um deles. O outro cabeça da quadrilha foi preso próximo ao município de Eldorado, enquanto pescava. 

 

O delegado da PF, Luiz Alexandre Gomes da Silva, destacou a dificuldade da polícia para chegar à prisão dos “patrões” da facção. “Os líderes dessa organização criminosa se refugiavam no Paraguai desde 2011 e não vinha ao Brasil, por isso, quando tivemos a informação de que eles estariam em Maceió para um casamento, vimos uma oportunidade única para efetuarmos a prisão”, explicou o delegado.

 

A Operação Nepsis foi uma ação integrada entre a PF, PRF e Receita Federal, contando com o apoio do Exército Brasileiro, Força Aérea e Polícias Militares dos estados de atuação. 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS