Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Oportunidades Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2016, 17:41 - A | A

Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2016, 17h:41 - A | A

Prevenção

Sesc oferece cursos para prevenir acidentes de trabalho

Em MS o número de acidentes vem aumentando conforme dados da Previdência Social

Myllena de Luca
Capital news

Dados da Previdência Social apontam que em dois anos o índice de acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul cresceu 6,5%, de 10.706 em 2011 para 11.402 no ano de 2013, ao passo em que, no mesmo período, em âmbito nacional houve retração de 0,5%.


“Entendemos que qualidade de vida é um conjunto de ações integradas onde a segurança do trabalho é a principal engrenagem que move esse processo. Investir nesse tema é, sem dúvida, a forma mais econômica de se elevar os resultados da organização, pois comprovadamente, o trabalhador que labora em ambiente de trabalho salubre, produz mais e melhor”, explica a diretora regional do Sesc, Regina Ferro.


Regina explica que, isso acontece porque ele deixa de se preocupar com os riscos ou assuntos relacionados e concentra-se em seu trabalho. “É necessário adotar medidas necessárias e suficientes para eliminar, minimizar ou controlar os riscos ambientais. Isso se dá por meio de adequações no ambiente de trabalho, como na adoção de novos procedimentos, por exemplo, na utilização de produto menos danoso à saúde do trabalhador, alteração de etapa no processo produtivo, dentre outros”, conclui.


No intuito de alcançar a qualidade de vida para os trabalhadores do comércio, o Sesc MS oferece produtos voltados à saúde do trabalhador que auxiliarão o empresário no cumprimento de suas responsabilidades em face a legislação atual. Dentre as obrigações legais, o Sesc MS oferece: elaboração de PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) em conformidade à NR-9; Curso de capacitação para membros de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) de acordo com a NR-5 e Realização de SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), com temas voltados à saúde do trabalhador, como por exemplo, álcool, tabaco, drogas, DST/AIDS, dentre vários outros.


A Segurança do Trabalho visa proporcionar ao trabalhador um ambiente de trabalho salubre, isento de riscos, adequado às atividades da empresa, e, principalmente às condições físicas de cada empregado. Envolve um conjunto de ações com a finalidade de prevenir acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. Na prática, significa realizar treinamentos com os trabalhadores, adequar o mobiliário da organização às características físicas de seus empregados, monitorar a saúde deles através de exames complementares, eliminar riscos provenientes de cada tipo de atividade econômica. O foco é reduzir ou eliminar riscos presentes no ambiente de trabalho, reduzindo a ocorrência de acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.


De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de países com maior número de vítimas fatais em decorrência de acidentes do trabalho, perdendo apenas para China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS