Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Opinião Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019, 19h:15 - A | A

Opinião

Verdades e mentiras

Por Oscar D’Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

O universo da política costuma estar associado a discussões sobre tênues limites entre aquilo que se chama comumente de verdade e de mentira, inclusive porque um mesmo fato tem centenas de versões. Basta algo acontecer para que seja lido de infinitas formas – e nem sempre é possível encontrar lógica em todas.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

Mas é possível defender todas elas, como mostra o filme ‘Damasco Cover’, dirigido por Daniel Zelik Berk, baseado em romance homônimo de Howard Kaplan. A história de espionagem se passa na Síria envolvendo um agente israelense em uma atmosfera em que qualquer passo decisório traz consequências presentes e futuras.

Baseada em fato real, a narrativa fascina por diversos motivos. O principal: a interrogação permanente sobre quem diz a verdade e a mentira. Isso porque os discursos dos personagens estão marcados pela ambiguidade. E aquilo que se enuncia não sempre é o que assemelha ser ou mesmo o que os fatos parecem mostrar inequivocamente.

Nesse universo, a ação do espião para salvar um colega não é retilínea como se pode imaginar num primeiro momento. Existem outros profissionais no meio dessa disputa e a razão do que deve ser feito se mescla com aquilo que o coração pede para fazer. Verdades e mentiras são relativizadas a cada instante, como ocorre na política e na vida.

 

 

*Oscar D’Ambrosio

Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS