Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Opinião Terça-feira, 25 de Julho de 2017, 07:00 - A | A

Terça-feira, 25 de Julho de 2017, 07h:00 - A | A

Opinião

Quem precisa de amigos?

Por Walber Gonçalves de Souza*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Dizia o grande poeta brasileiro Vinícius de Moraes “eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”.

Divulgação

Walber Gonçalves de Souza - Artigo

Walber Gonçalves de Souza

 

 

Para o cantor e compositor mineiro Milton Nascimento “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam “não”, mesmo esquecendo a canção, o que importa é ouvir a voz que vem do coração”.

No livro mais vendido do mundo, a Bíblia, está registrado, “um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro; nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé”.

O filósofo modernista Francis Bacon afirmava: “Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto”.

Já Platão, um dos mais famosos filósofos da humanidade, anunciava que “a amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”.

O líder Confúcio pregava aos seus seguidores na China, “para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”.

Cícero, escritor romano, propagava “quem afasta a amizade da vida parece que arranca o sol do mundo, pois os deuses imortais não nos deram nada melhor nem mais doce” e completava “Não há nada mais gratificante do que o afeto correspondido, nada mais perfeito do que a reciprocidade de gostos e a troca de atenções”.

O dramaturgo Albert Camus dizia “não caminhe detrás de mim, posso não te guiar. Não ande na minha frente, posso não seguir-te. Simplesmente caminhe ao meu lado e seja meu amigo”.

A vida sem amigos seria uma vida solitária, sem sentido. Somos seres sociais, dependentes uns dos outros. Na inversão dos valores no qual a humanidade está passando o valor atribuído às amizades parece estar se alterando. Talvez um motivo a mais para a angústia do próprio ser humano. Pois sem amigos não há com quem partilhar derrotas e nem tão pouco comemorar alegrias. Imaginemos um velório vazio ou um aniversário esquecido, são situações antagônicas, mas geram o mesmo sentimento: de solidão.

Assim sendo, já diria o Rei Roberto Carlos, “eu quero ter um milhão de amigos”. Amigos diversos para situações distintas, amigos para conversar, trabalhar, comemorar, chorar, abraçar, discutir, zoar, compartilhar a vida que se gasta sem parar.

Por isso, cuidemos, zelemos pelos nossos amigos. Como diria o poeta francês Eustache Deschamps "os amigos são parentes que nós mesmos escolhemos ". E neste sentido ter uma parentada boa só depende de cada um de nós, das nossas escolhas, dos nossos amigos.

E a afinal de contas, quem precisa de amigos? Todos nós.

 

 

*Walber Gonçalves de Souza

Professor e membro das Academias de Letras de Caratinga e Teófilo Otoni.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS