Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Opinião Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018, 15:03 - A | A

Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018, 15h:03 - A | A

Opinião

Com amor, Van Gogh

Por Oscar D"Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Faça uma enquete rápida com as pessoas que estão ao seu redor e na sua lista de e-mail ou whatsapp: quem é o maior pintor de todos os tempos? Provavelmente Van Gogh será o vencedor. Indague agora as mesmas pessoas qual é o quadro que conhecem dele. Talvez já exista maior dificuldade para responder.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

A brincadeira serve apenas para mostrar que, para muitos, o mito Van Gogh é maior do que a sua obra. O fato de ter vendido apenas um quadro em vida, de ter cortado parte da orelha e entregue a uma prostituta e a de ter dado um tiro contra si mesmo e ter demorado para morrer só aumentam essa aura divina.

O filme de animação 'Com amor, Van Gogh', nesse contexto, traz uma fala genial. Perante a obsessão de um jovem, filho do carteiro que mandava as cartas de Vincent ao irmão Theo, de descobrir as circunstâncias da morte do pintor, ele ouve: por que se preocupar tanto com a morte dele e pouco com a vida?

Esse é o grande ensinamento do filme, que concorre ao Oscar de Animação. Feito a partir de trabalhos a óleo de 100 artistas, traz, cena a cena, o estilo de pintar do artista holandês. Somos levados assim aos cenários que ele pintou e às pessoas reais que imortalizou em seus quadros. Os diretores e roteiristas Dorota Kobiela e Hugh Welchman fazem um trabalho inesquecível: com técnica e amor.

 

 

*Oscar D'Ambrosio

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS