Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Opinião Quarta-feira, 10 de Julho de 2019, 19:30 - A | A

Quarta-feira, 10 de Julho de 2019, 19h:30 - A | A

Opinião

Aproveitar cada minuto para errar, aprender, corrigir, acertar e não perder tempo

Por Guilherme Mendes*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Na correria do dia a dia, a sensação é de que 24 horas é pouco tempo para concluir tudo o que precisamos fazer. Se dormimos 7 horas e usamos mais 3 horas para comer e cuidar da nossa higiene pessoal sobram apenas 14 horas para trabalho, estudo, desenvolvimento pessoal, nosso corpo, relacionamentos e demais interesses pessoais. Isso sem contar o tempo perdido no trânsito e intervalos ociosos entre um compromisso e outro. Para dar conta de tudo o que nos propomos a fazer, cada minuto faz a diferença.

Divulgação

Guilherme Mendes - Artigo

Guilherme Mendes

 

O tempo se tornou uma preciosidade tão grande que existem até processos jurídicos por causa do desperdício em filas de banco. Em Pernambuco, por exemplo, o Banco do Brasil foi condenado a pagar R$ 5 mil, por "Danos morais por perda de tempo útil". A velocidade e o volume de informações que temos que lidar diariamente são os principais motivos para que a sociedade precise ocupar cada minuto do seu dia com algum compromisso.

A globalização nos permitiu ter acesso a uma infinidade de informações instantaneamente, o que traz uma necessidade desesperadora de nos mantermos atualizados e não deixarmos "passar nada". Enquanto isso, o tempo não dá uma pausa e cada escolha errada do que fazer com nosso tempo é areia que desceu na ampulheta e não volta mais.

O uso da tecnologia pode ser um grande aliado na construção de uma rotina diária que possibilite ao indivíduo economizar tempo e realizar atividades de maior relevância para sua vida, como praticar atividades físicas, cuidar do desenvolvimento pessoal, conviver com pessoas queridas e dormir. É comprovado pela medicina que uma boa noite de sono não serve apenas para manter alguém acordado no dia seguinte, mas também é importante para relaxar a sua mente.

Hoje, existem aplicativos que, por meio de soluções fáceis, tornam a economia de tempo realidade. É possível encontrar prestadores de serviços a domicílio, evitar filas de restaurantes, marcar procedimentos estéticos e até ouvir resenhas críticas de livros em alguns minutos, trazendo uma dose diária de aprendizado para essa rotina corrida. Essas ferramentas são disponibilizadas pelo uso de smartphones - de novo tudo na palma da nossa mão.

Otimizar o tempo ocioso e evitar perdas de tempo faz parte do cotidiano de quem busca viver uma vida equilibrada nos dias de hoje. Atualmente não há mais espaço para esperar as coisas acontecerem organicamente e ainda conciliar qualidade de vida com as exigências que o mercado oferece. A notícia boa é que a tecnologia disponível na ponta de nossos dedos pode nos ajudar a otimizar o tempo e viver uma vida mais equilibrada.

 

 

*Guilherme Mendes
CEO do 12min

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS