Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Nacional Sábado, 02 de Fevereiro de 2019, 10:07 - A | A

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019, 10h:07 - A | A

Eleição Câmara Federal

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara pela terceira vez

Deputado é o primeiro parlamentar a conduzir a Casa por três vezes

Flavia Andrade
Capital News

Valter Campanatto/AgênciaBrasil

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara pela terceira vez

Deputado é o primeiro parlamentar a conduzir a Casa por três vezes

Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno. Com 334 votos o resultado foi bastante comemorado no plenário e Maia se emocionou. Essa será a terceira legislatura conduzida por Maia. Com essa eleição, Rodrigo Maia se torna o primeiro deputado federal na história que comanda a Câmara por três vezes seguidas.

 

De acordo com a Agência Brasil, Ele foi reeleito presidente da Câmara no período 2017-2019 no dia 2 de fevereiro de 2017, depois de ocupar o cargo por sete meses, a partir de julho de 2016. A reeleição de Maia ao cargo foi possível pela mudança de legislatura. A Constituição e o Regimento Interno da Câmara impedem a recondução de membros da Mesa Diretora na mesma legislatura. O último deputado reeleito em legislaturas diferentes foi Michel Temer, que ocupou o cargo de presidente da Casa nos biênios de 1997-1999 e 1999 a 2001.

 

Com apoio do maior bloco parlamentar da legislatura, composto por 301 deputados de 11 partidos, Rodrigo Maia foi eleito.

 

Os outros candidatos tiveram os seguintes votos em sequência: Em segundo lugar, ficou Fábio Ramalho (MDB-MG), com 66 votos. Em seguida, Marcelo Freixo (PSOL-RJ), com 50; JHC (PSB-AL), com 30; Marcel van Hattem (Novo-RS), com 23; Ricardo Barros (PP-PR), com quatro; e General Peternelli (PSL-SP), com dois. Foram registrados três votos em brancos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS