Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Nacional Segunda-feira, 22 de Maio de 2017, 09:36 - A | A

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017, 09h:36 - A | A

Crime de responsabilidade

OAB decide entrar com pedido de impeachment de Michel Temer

O pedido será protocolado nos próximos dias na Câmara dos Deputados

Maisse Cunha
Capital News

G1

 OAB decide entrar com pedido de impeachment de Michel Temer

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou que o momento é de “tristeza”

Por 25 votos a 1, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu, no último sábado (20), aprovar o relatório recomendando a abertura de um processo de impeachment do Presidente Michel Temer (PMDB). A decisão saiu após mais de sete horas de reunião.

Cada voto representa a OAB de um estado ou do Distrito Federal. Somente o Acre, que estava ausente, não votou. O único voto contrário ao pedido de impeachment foi da OAB do Amapá.

Uma Comissão, formada por seis conselheiros federais, elaborou o relatório e concluiu que “as condutas do presidente da República, constantes de inquérito do STF, atentam contra o artigo 85 da Constituição e podem dar ensejo para pedido de abertura de processo de impeachment”.

O Conselho Pleno da entidade, em votação, considerou, em sua decisão, que o presidente cometeu crime de responsabilidade.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, autorizou abertura de inquérito contra Michel Temer, para apurar suspeitas de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa.

Segundo afirmou o presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, “Estamos a pedir o impeachment de mais um presidente da República, o segundo em uma gestão de um ano e quatro meses. Tenho honra e orgulho de ver a OAB cumprindo seu papel, mesmo que com tristeza, porque atuamos em defesa do cidadão, pelo cidadão e em respeito ao cidadão. Esta é a OAB que tem sua história confundida com a democracia brasileira e mais uma vez cumprimos nosso papel”.

De acordo com o posicionamento da OAB, Temer faltou com decoro ao se encontrar com o empresário Joesley Batista sem registro na agenda  e, de acordo com os áudios da delação, ter prometido agir em favor dos seus interesses. Na ocasião, o empresário admitiu ter comprado um juiz, um juiz substituto e um Procurador da República.

Para a comissão, Temer foi omisso ao não informar o cometimento de crimes por parte do empresário, e, assim, infringiu a Constituição, a Lei do Servidor Público, cometendo crime de peculato.



Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS