Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Nacional Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019, 09:32 - A | A

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019, 09h:32 - A | A

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Notas do Enem são divulgadas hoje

Mais de 4 milhões de estudantes poderão conferir seu resultado

Caroline Carvalho
Especial para Capital News

Reprodução

Notas do Enem são divulgadas hoje

Notas poderão ser conferidas pelo portal na internet ou no aplicativo oficial do Enem

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas nesta sexta-feira (18), na Página do Participante na internet e no aplicativo oficial do exame. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, mais de 4 milhões de estudantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagem, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. 

 

A nota de Enem é calculada usando a chamada ‘teoria de resposta’ ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item. Ou seja, se uma determinada questão tiver grande número de acertos, ela será considerada fácil e valerá menos pontos. Já o estudante que acertar um item com alto índice de erros ganhará mais pontos por ele. 

 

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. 

 

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, também será divulgada no dia 18 de março.

 

O que fazer com o resultado? 

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. A inscrição deve ser feita pela internet no período de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa, as vagas disponíveis. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 22 a 25 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

 

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS