Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Nacional Sábado, 07 de Abril de 2018, 09:01 - A | A

Sábado, 07 de Abril de 2018, 09h:01 - A | A

Lava Jato

Lula fecha negociação com PF e decide se entregar

Ex-presidente quer se apresentar aos policiais no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de maneira voluntária

Flávio Brito
Capital News

Ricardo Stuckert

Lula fecha negociação com PF e decide se entregar

Lula passou a segunda noite na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ao lado de aliados

O ex-presidente Lula decidiu se entregar à Polícia Federal neste sábado (7), após a missa que será realizada pela manhã em São Bernardo do Campo (SP) em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia. O ex-presidente segue no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP). Ele passou a segunda noite do local após a expedição do mandado de prisão contra ele pelo juiz Sérgio Moro.

Ricardo Stuckert

Lula fecha negociação com PF e decide se entregar

Militância do PT e de partidos aliados faz vigília em frente ao prédio e ex-presidente apareceu para retribuir o apoio

 

O petista se reuniu no fim da noite com aliados e advogados para acertar os detalhes da apresentação. Lula tentava negociar com a PF para que a ordem de prisão fosse cumprida apenas na segunda-feira (9), mas houve acordo para que o petista se entregasse no sábado. O ex-presidente quer se apresentar aos policiais no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de maneira voluntária, mas ainda há dúvidas sobre a maneira como ele deixará o prédio em que está desde a última quinta-feira (5).

 

Ele pretende evitar enfrentamentos entre militantes e os agentes que serão enviados para prendê-lo. A PF enviará um carro descaracterizado para buscar o ex-presidente, em acordo com os advogados do petista.

 

Citando o Instituto Lula, a assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC confirmou que a missa em homenagem às ex-primeira-dama Marisa Letícia vai começar às 9h30, do lado de fora do edifício.  Funcionários do sindicato solicitaram que os simpatizantes do ex-presidente Lula desocuparem os andares do prédio para limpeza e se dirigirem ao térreo.

 

O prazo para Lula se apresentar voluntariamente à PF, após a expedição do mandado de prisão pelo juiz Sérgio Moro, terminou às 17h desta sexta-feira (6). O petista decidiu não aceitar a oferta e permaneceu no sindicato. O fato de ele não ter se apresentado não representa um desrespeito à decisão judicial.

 

A defesa de Lula apresentou um novo recurso ao STF para evitar a prisão. O relator do pedido é o ministro Edson Fachin, que ainda não deu uma decisão. Outro habeas corpus impetrado pela defesa de Lula ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi negado ontem.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS