Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Internacional Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018, 11:56 - A | A

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018, 11h:56 - A | A

Internacional

Coreias farão nova reunião em Pyongyang em setembro

Agência Brasil

KCNA/Fotos Públicas

Coreias farão nova reunião em Pyongyang em setembro

Koreia do Norte 12 08 2018 Kin Jong-Un ditador da Coréia sem farda visitou fabrica de alimentos com uma leve camisa de algodão no verão quente na Coréia do Norte

Representantes das duas Coreias decidiram, nesta segunda-feira (13), realizar uma nova cúpula entre seus líderes em Pyongyang em setembro próximo, anunciaram os dois países em comunicado conjunto.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, farão, na capital da Coreia do Norte, seu terceiro encontro, depois de se reunir em duas ocasiões anteriores na fronteira entre os dois países, nos dias 27 de abril e 26 de maio.

Espera-se que a nova reunião sirva para avançar na Declaração de Panmunjom, assinada pelos dois governantes em seu primeiro encontro, quando ambos se comprometeram a melhorar laços e a trabalhar para estabelecer a paz e a "total desnuclearização" da Península Coreana.

Delegações dos dois países, que permanecem tecnicamente em guerra, tiveram hoje uma reunião na mesma cidade fronteiriça norte-coreana onde ocorreu o histórico primeiro encontro entre Moon e Kim, para definir os detalhes da nova cúpula.

Embora as partes tenham fixado o local para o terceiro diálogo entre seus representantes máximos, resta definir a data exata do encontro.

"Também analisamos a situação atual da implementação dos pontos da Declaração de Panmunjom e fizemos consultas para avançar na sua aplicação", afirma o comunicado das duas Coreias, divulgado ao final da reunião de hoje pelo Ministério de Unificação do Sul.

No encontro de abril, Moon e Kim já tinham combinado realizar no outono (hemisfério norte) uma nova cúpula na capital norte-coreana, acrescenta a declaração.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS