Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Internacional Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019, 10:09 - A | A

Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019, 10h:09 - A | A

Extradição

Cesare Battisti é preso na Bolívia e extraditado para a Itália

Condenado à prisão perpétua na Itália, Battisti é um dos últimos protagonistas da violência dos anos 1970 no País.

Flavia Andrade
Capital News

Avener Prado

cesare battisti

Cesare Battisti foi preso no último sábado (12)

No último sábado (12), Cesare Battisti, Italiano condenado por quatro homicídios e que estava foragido há cerca de 40 anos, foi preso na Bolívia, depois de ter escapado do Brasil. Em Dezembro de 2018, o ex-presidente Michel Temer havia autorizado sua extradição, porém, a Polícia Federal não o encontrou para cumprir a decisão. 

 

Nesta segunda-feira (14), Battisti voltou ao seu país, foram décadas de fuga quase permanente, com períodos de prisão e lutas político-judiciais para evitar a justiça na Itália. 

 

Na década de 1970, Cesare Battisti integrava a Organização Proletários Armados Pelo Comunismo, e acabou condenado à revelia (sem a presença do réu), à prisão perpétua na Itália, sendo acusado de ter cometido quatro assassinatos entre 1978 e 1979 na Itália. Os crimes são contra um guarda carcerário, um agente de polícia, um militante neofascista e um joalheiro de Milão. 

 

Cesare Battisti passou pelo México, pela França e pelo Brasil, onde a justiça rejeitou de início a sua extradição para depois autorizá-la. 

 

O italiano foi entregue pelas autoridades bolivianas a agentes italianos em Santa Cruz (Bolívia), de onde partiu rumo à itália em um avião especial. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS