Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Internacional Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017, 19:15 - A | A

Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017, 19h:15 - A | A

Internacional

Brasil pretende enviar tropas para Missão de Paz República Centro-Africana

A intenção é a colaboração do país na manutenção da paz mundial, segundo ministro da Defesa

Luan Saraiva
Especial para o Capital News

UN/MINUSTAH/Jesús Serrano Redondo

Brasil pretende enviar tropas para Missão de Paz República Centro-Africana

“Nós temos responsabilidades globais com a estabilidade e paz no mundo”, afirmou o ministro da Defesa

Nesta quinta-feira (16), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, declarou que deve enviar um batalhão com efetivo de mil brasileiros, entre homens e mulheres, para a Minusca, como é chamada a Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana. A declaração veio após encontro com o chefe do Departamento de Missões de Paz da ONU, Jean-Pierre Lacroix, na quarta-feira (15), em Vancouver, Canadá, em uma reuinão ministerial de Defesa das Nações Unidas para a Manutenção da Paz.

O convite formal para que o Brasil envie tropas deve ser feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) até o primeiro semestre de 2018, e depois a decisão deve ser aprovada pelo Congresso para que o país possa levar adiante o envio.

Segundo o ministro, “o comando militar é um desejo nosso”, e, apesar de a ONU ainda não ter feito o convite, ele acredita que isso também é do interesse da organização. Ainda conforme o Jungmann, o Brasil recebeu um convite para ter o comandante da Monusco, a Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo, posto que foi ocupado pelo general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz até 2015. “Nós temos responsabilidades globais com a estabilidade e paz no mundo”, afirmou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS