Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Internacional Terça-feira, 19 de Março de 2019, 18:57 - A | A

Terça-feira, 19 de Março de 2019, 18h:57 - A | A

Encontro

Bolsonaro e Trump firmam aliança fora da Otan

Segundo Bolsonaro, “O encontro marca um capítulo inédito que abre novas frentes de cooperação”.

Flavia Andrade
Capital News

Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro e Trump firmam  aliança fora da Otan

Segundo Bolsonaro, “O encontro marca um capítulo inédito que abre novas frentes de cooperação”.

 

Nesta terça-feira (18), o presidente da República, Jair Bolsonaro reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington. Durante o coletiva, Jair Bolsonaro afirmou que o encontro marca um “capítulo inédito, que abre novas frentes de cooperação”. Ainda segundo presidente, destacou os esforços do seu governo para implementar as reformas em curso e o equilíbrio das contas públicas. Segundo o brasileiro, a dispensa de vistos para norte-americanos é para estimular o comércio e o turismo.

 

Bolsonaro agradeceu o apoio de Trump ao ingresso do Brasil na Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para ele, “O apoio americano ao ingresso do Brasil na OCDE será entendido como um gesto de entendimento que marcará ainda mais a parceria que buscamos.”

 

Bolsonaro ressaltou a parceria com os Estados Unidos nas áreas de combate ao terrorismo e crime organizado, ciência, tecnologia e inovação, energia, óleo e gás. “Este encontro retoma uma antiga tradição de parceria e ao mesmo tempo abre um caminho inédito entre Brasil e Estados Unidos.”

 

Ao lado de Trump, Bolsonaro celebrou a redução do número de governos socialistas no mundo. Segundo ele, pela “via democrática”, o Brasil se “livrou desse projeto”, referindo-se ao socialismo. "Cada dia que passa essas pessoas mais voltadas para o socialismo e até mesmo para o comunismo, aos poucos vão abrindo suas mentes para a realidade."

 

Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil será designado principal aliado dos Estados Unidos fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ainda deixou aberta a possibilidade de o Brasil integrar a Otan, que é uma organização militar formada por países da Europa e da América do Norte, com origem na oposição ao socialismo liderado, na época, pela União Soviética, hoje extinta.

 

Em seu discurso, Donald Trump aponta que, “Como disse ao presidente Bolsonaro, vou designar o Brasil como principal aliado que não é da Otan, e até possivelmente um aliado da Otan. Falei com muitas pessoas a respeito disso. Nossas nações trabalham juntas para proteger os nossos povos do terrorismo, do crime transnacional, das drogas, do tráfico de armas e de pessoas, que está agora na vanguarda do crime”, afirma.

 

Ainda segundo Trump, “O presidente Bolsonaro e eu estamos comprometidos em reduzir as barreiras comerciais, facilitar o investimento e a inovação em uma série de indústrias -  energia, agricultura, tecnologia. O presidente tem uma visão de liberar o setor privado, abrir a economia”, disse Trump, segundo informações da Agência Brasil.

 

“E esse é o caminho para que o Brasil tenha um crescimento econômico forte. Nossas empresas estão prontas para entrar quando essas regras do jogo forem iguais”, conclui.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS