Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019, 10h:56

Procon autua Fort Atacadista por exposição de produto com validade vencida

Alguns produtos apresentavam condições impróprias para consumo mesmo dentro do prazo de validade

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Procon autua Fort Atacadista por exposição de produto com validade vencida

Alguns produtos apresentavam condições impróprias para consumo mesmo dentro do prazo de validade

A equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), órgão  vinculado à Secretaria de Estado de  Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast,, autuou uma unidade de uma das maiores redes de vendas no atacado de Campo Grande, o Fort Atacadista,  situada na rua  São Borja, Vila Rica, por cometer várias irregularidades que poderiam causar prejuízos ao consumidor.

 

Entre os produtos disponíveis para venda, estão a exposição alguns conteúdos com prazo de  validade  expirado, desde  dezembro passado, além de ter produtos expostos que, apesar de  ainda  estar em período de validade, apresentavam condições impróprias  ao consumo. Com isso, o estabelecimento recebeu auto de infração tendo sido os produtos descartados na presença de representantes  da unidade comercial devendo ser arbitrada multa devido aos problemas registrados.

 

Foram descartados por término de validade de prazo, 80 (oitenta) pacotes entre cookies e mini cookies, 26 embalagens de pães ( de forma tradicional,  integral e para hamburguer) , oito embalagens contendo 96 unidades de iogurte, 12 bandejas de queijo prato pesando aproximadamente 150 gramas cada além de  7 embalagens de linguiça bovina com aproximadamente  um quilo cada.

 

Com relação aos produtos expostos  à venda mas impróprios ao consumo, mesmo dentro do prazo de validade, foram encontrados 21 pacotes de pães de forma entre tradicional, especial e integral com 400 gramas cada. Além destas irregularidades, também foi constatada a presença de produtos que não dispunham de procedência, prazo de validade ou outra informação que pudesse orientar o consumidor.

 

De acordo com o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, “Os produtos expostos a venda com prazo vencido podem ser nocivos à saúde do consumidor. Por isso, alertamos às pessoas que, ao adquirir qualquer item em supermercados ou loja atacadista estejam atentas às informações expostas nas embalagens. É importante adquirir, sempre, produtos dentro do prazo de validade. Lembramos, também, que a validade não se limita ao prazo de exposição para venda, mas se estende ao tempo que ficará armazenado em casa”, conclui.