Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2019, 13h:56

Estabelecimentos avícolas têm prazo até 2020 para adequação das salas sanitárias

Segundo publicação no DOE, prazo foi prorrogado para que os produtores possam cumprir as exigências do MAPA.

Flavia Andrade
Capital News

Kelly Ventorim

Estabelecimentos avícolas têm prazo até 2020 para adequação das salas sanitárias

Segundo publicação no DOE, prazo foi prorrogado para que os produtores possam cumprir as exigências do MAPA.

Avicultores terão até primeiro de janeiro de 2020 para adequar as salas sanitárias, conforme decreto 13.064 publicado no dia 28 de dezembro, que trata dos atos de registro, controle, fiscalização, inspeção ou vistoria de estabelecimentos e outros bem relacionados a aves comerciais em Mato Grosso do Sul.

 

Para que os produtores possam manter a excelência da sanidade avícola do Estado e o cumprimento a exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi decretado que os estabelecimentos avícolas de Mato Grosso do Sul deveriam construir uma sala sanitária para banho e a troca de roupas e calçados na entrada do núcleo.

 

Conforme o Secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), “a flexibilização do prazo não oferece riscos à sanidade avícola do Estado, que é considerado hoje, modelo para o País. Somos pioneiros em diversas ações e precursores na organização de pautas nacionais”, afirma.

 

A prorrogação do prazo foi confirmada após consenso com o setor, ainda de acordo com o Secretário Jaime Verruck, “é importante que seja observado que o não cumprimento da medida, dentro do prazo, pode ocasionar o cancelamento do registro do estabelecimento. O que tem balizado nossas ações e garantido destaque para o trabalho de sanidade realizado pela nossa agência é, sem dúvida, a boa relação mantida entre o Governo do Estado e o setor produtivo”. aponta.