Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 03 de Janeiro de 2019, 13h:36

Em 2018, UPA’s e CRS’s atenderam mais de 1 milhão de pessoas em Campo Grande

Volume é superior a toda a população da capital; mês de dezembro ainda não foi contabilizado

Leonardo Barbosa
Capital News

Sesau/Cedida

UPA

O levantamento mostra que o atendimento adulto representa mais de 70% do volume total

Em menos de 1 ano, as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs) de Campo Grande registraram mais de 1 milhão de atendimentos. O fluxo destas unidades é superior a toda população campo-grandense, que hoje é estimada em aproximadamente 885 mil habitantes, segundo o IBGE. O levantamento leva em consideração apenas os atendimentos médicos. Quando somado os atendimentos de enfermagem, assistente social e demais procedimentos, o número salta para mais de 3 milhões.

 

De acordo com o levantamento da Coordenadoria de Urgência e Emergência (CUR) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), de janeiro a novembro deste ano foram realizados 1.063.566 atendimentos médicos nas dez unidades de urgência do município.  No mesmo período do ano passado, foram registrados 1.030.982 atendimentos, um aumento de pouco mais de 32 mil.

Sesau

Em 2018, UPA’s e CRS’s atenderam mais de 1 milhão de pessoas em Campo Grande

O levantamento revela ainda que o atendimento adulto representa mais de 70% do volume total, sendo menos de 30% pediátrico.

 

Outro dado estatístico que chama a atenção é o número expressivo de pacientes atendidos nas unidades de urgência classificados como azul e verde, ou seja, de menor gravidade que, em tese, poderiam ter o caso resolvido na Atenção Básica.

 

Segundo o coordenador de urgência da SESAU, Yama Albuquerque Higa, esse volume representa mais 60% dos pacientes atendidos nas dez portas de urgência e emergência.

 

 

“ Esse é o reflexo da cultura da urgencialização. O paciente tem por hábito procurar diretamente uma UPA e ou CRS, porque ele espera que lá seja atendido, tenha o problema resolvido e seja liberado. Porém, o uso correto dos aparelhos de saúde é extremamente importante.  Assim ele evita de chegar a uma unidade de urgência e ficar horas e horas para ser atendido, o que, consequentemente, gera desconforto e reclamação”, pondera.