Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018, 15h:34

Verdades e mentiras

Por Oscar D’Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Existem filmes que levantam questões adormecidas pela maneira como são bem escritos e interpretados. Esse é o caso da produção canadense ‘Cardinals’, dirigida por Grayson Moore e Aidan Shipley.A história mostra até que ponto se é possível chegar por vingança e, o mais complexo, se ela pode ser justificada em qualquer situação.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

A protagonista é uma mulher de meia-idade que assassina um vizinho que molestou a sua filha. Para ter uma pena menor, ela se posiciona como alcoólatra, fingindo que tudo não passou de um infeliz acidente de trânsito. Após cumprida a pena, o filho da vítima, que também perdeu a mãe, que cometeu suicídio após a trágica perda do marido no “acidente”, decide tirar a história a limpo. E não está preparado para o que vai descobrir.

A atuação dos atores, que inclui ainda o responsável por acompanhar a liberdade condicional da protagonista, auxilia decisivamente para nos levar a um mundo em que nunca sabemos exatamente o que os personagens pensam e se o que estão expressando verbalmente e facialmente é o que de fato acreditam.

Filme de baixo orçamento e amplo significado, ‘Cardinals’ tem como metáfora a ave vermelha do título, que se choca inadvertidamente contra vidros de casas. Sem perceber, coloca-se numa situação que a leva à própria morte. Assim são alguns dos personagens da obra. Por ações não devidamente pensadas e pesadas, pagarão a vida inteira...

 

 

Oscar D’Ambrosio

Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.