Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018, 09h:13

5 dicas para não sofrer ao reformar a casa sem sair do imóvel

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

Saiba como reformar a casa sem traumas a partir de dicas simples de planejamento e organização do ambiente

A reforma é um momento de muito trabalho e alguns incômodos para toda a família. Entulho, poeira, lixo e bagunça generalizada é um dos cenários mais comuns, principalmente, se você não pode sair de casa enquanto precisa reformar um ou mais cômodos. Saiba como reformar a casa sem traumas a partir de dicas simples de planejamento e organização do ambiente.

#1 Planeje a reforma corretamente
O hábito de planejar está presente em diferentes atividades do cotidiano. De ir ao mercado com uma lista até escolher por qual dos cômodos a reforma deve começar, o planejamento é o primeiro passo para uma mudança bem-sucedida. Dessa forma, se você não pode sair de casa enquanto a reforma acontece, organize um cronograma conforme sua rotina, respeitando uma ordem de prioridade que faça sentido para você.

#2 Comece por ambientes menos usados
Entre as principais dicas para não sofrer ao reformar a casa sem sair do imóvel é considerar por onde começar. Se você possui um quarto a mais ou um escritório, por exemplo, reforme-o primeiro. Depois de pronto, passe as coisas de outro quarto/ambiente para dentro deste, possibilitando a continuidade da reforma.

#3 Reforme ambientes por partes
Para ambientes de uso rotineiro, como cozinha, banheiro e sala, a dica é desenvolver a reforma por partes. Assim, é possível permitir que, mesmo durante a reforma, o ambiente fique liberado para uso. Mas um ponto de atenção é a sujeira da reforma. Evitar transitar pelo espaço sem necessidade, por exemplo, evita que poeira e outros resíduos se espalhem por toda a casa. Outra dica importante é manter as portas do ambiente em reforma fechadas, com um pano úmido em suas frestas.

#4 Mantenha os móveis guardados e protegidos
Além de fazer bastante sujeira, uma reforma também prejudica a beleza e a integridade de móveis e outros acessórios de uso doméstico. Para evitar que seus móveis sejam danificados, contratar um self storage para armazenar os móveis e demais objetos do ambiente em reforma é a melhor opção. Ao alugar um box para guardar seus bens, eles ficarão protegidos durante todo o período necessário para a conclusão da obra.

#5 Acerte todos os pontos com um profissional de sua confiança
Lembra-se daquele ditado que diz: “O combinado não sai caro”? Pois é, nenhum momento é tão cheio de estresse do que uma reforma residencial, justamente porque interfere na qualidade da sua rotina. Dessa forma, ajustar todos os pontos de exigência, preços e prazos com o profissional ou empreiteira responsável pela obra é essencial para obter um resultado satisfatório e sem “dor de cabeça”.

É importante destacar, por fim, que imprevistos acontecem e você precisa estar preparado para, se necessário, mudar uma ideia ou outra na reforma. Contudo, seguindo essas dicas, você certamente não irá sofrer com sua próxima reforma residencial.