Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018, 19h:16

Capacidade de superação

Por Oscar D"Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

A capacidade do esporte de unir positivamente um país é o tema do filme ‘Invictus’, dirigido por Clint Eastwood, com os carismáticos Morgan Freeman e Matt Damon interpretando, respectivamente, o presidente sul-africano Nelson Mandela e François Pienaar, capitão da equipe da seleção sul-africana de rúgbi.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

A história é baseada no livro ‘Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation’, de John Carlin, e enfoca a história real da conquista da Copa do Mundo de Rúgbi de 1995 pela Seleção da África do Sul, organizada no país após o desmantelamento do apartheid.

O título do filme vem do poema homônimo do escritor inglês William Ernest Henley, que foi uma das inspirações de Mandela enquanto esteve 27 anos preso pelo regime segregacionista do país africano. O grande ensinamento está em manter sempre a confiança em si mesmo e na capacidade de prosseguir lutando com integridade.

Os melhores momentos do filme são justamente quando o presidente leva os jogadores à prisão para que conheçam o espaço reduzido de onde tirou forças construtivas que o levaram ao cargo máximo do pais sem alimentar o ódio, mas com base no desenvolvimento da própria disciplina. Assim, um país se uniu em torno de um time para obter a vitória, sem olhar para cores de pele e motivado por um ideal.

 

 

*Oscar D'Ambrosio

Mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.