Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 13 de Julho de 2018, 17h:50

Programa Granja Plus é apresentado a 200 produtores rurais

Circuito realizado pelo Senar/MS visitou as principais praças produtoras de Mato Grosso do Sul

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Famasul

Programa Granja Plus é apresentado a 200 produtores rurais

Granja Plus será iniciado em Glória de Dourados, Jateí, Itaporã, Sidrolândia, Dourados, São Gabriel do Oeste e Caarapó

O programa gratuito Granja Plus, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), percorreu as principais praças produtoras de Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 200 avicultores e suinocultores participaram do circuito.

 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, explica que “o Granja Plus tem como missão proporcionar melhoria em todos os pontos da avicultura e suinocultura, que vai da gestão e manejo à comercialização e sustentabilidade”.

 

A iniciativa visa auxiliar o produtor sul-mato-grossense por intermédio de um programa de melhoria contínua, nos quesitos ambiental, trabalhista, segurança no trabalho, em construções rurais e na gestão da propriedade.

 

A analista técnica do Senar/MS e coordenadora do programa, Fernanda Oliveira, conta que o Granja Plus será iniciado nos municípios de Glória de Dourados, Jateí, Itaporã, Sidrolândia, Dourados, São Gabriel do Oeste e Caarapó. Serão oito turmas, com 15 produtores em cada.

 

De acordo com o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas), Celso Philippi, os produtores do setor já realizam um bom manejo, mas é necessário avançar na área administrativa da propriedade. “Baseado em um caso de sucesso que é o Soja Plus, que transforma propriedades rurais, é que os avicultores e suinocultores do estado sentiram que os setores poderiam ter uma iniciativa que trouxesse características sociais, ambientais, entre outros detalhes. A parceria entre as associações, o Senar/MS e a Famasul, foi fundamental na análise das necessidades e realidades do estado”, afirmou Philippi.

 

Outra instituição parceira do Granja Plus é a Associação de Avicultores de MS (Avimasul). Segundo o presidente da instituição, Adroaldo Hoffmann, o produtor deve pensar como um empreendedor, para ter uma propriedade otimizada e com maior vida útil.  “Mato Grosso do Sul tem muitas possibilidades de crescimento, pela posição geográfica e pelo clima. Por isso, um programa com características regionais, otimiza a atividade e promove a integração, trazendo melhorias de carcaça para a granja”, acrescentou.

 

Serviço 

O produtor interessado deve procurar os sindicatos rurais dos municípios, onde será iniciado o Programa Granja Plus, e as associações regionais.

 

O produtor contará com o auxílio do técnico de campo, que fará a orientação para adequação da propriedade, de acordo com as legislações trabalhistas, ambiental, segurança do trabalho, construções rurais e de biosseguridade (sanidade animal); mão de obra capacitada para atuar na avicultura e suinocultura; conhecimento sobre o custo de produção da atividade; propriedade organizada conforme os preceitos dos cinco sensos (utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina); incentivo ao associativismo e cooperativismo.