Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 13 de Abril de 2018, 18h:53

Curso ensina o aproveitamento total da mandioca para trabalhadoras da agricultura familiar

Curso fez parte da programação do estande do Governo do Estado, na 80ª Expogrande

Flávio Brito
Capital News

Néia Maceno/Agraer

Curso ensina o aproveitamento total da mandioca para trabalhadoras da agricultura familiar

Alunas com os certificados em mãos e com muitos planos para colocar em prática após o curso

Um grupo de 12 agricultoras familiares recebeu capacitação  para garantir o melhor aproveitamento da mandioca. O objetivo é permitir que todas as partes do alimento seja utilizado e, em muitos casos, garantir a geração de renda. O curso foi dado pelas  servidoras da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Cleonice de Fátima Jacomelli e Elisângela Carniel

 

O curso fez parte da programação do estande do Governo do Estado, na 80ª Expogrande, na Capital, e no primeiro dia de aula as alunas ainda contaram com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que além de visitar a cozinha, também, aproveitou para colocar a mão na massa.

 

Para a agricultora familiar Olinda Martins é uma forma de diversificar a alimentação em casa e, futuramente, aumentar a renda no sítio. “Eu tenho plantação de mandioca. No sítio tem um hectare para o cultivo e sempre só usamos a raiz. A ideia é não descartar mais nada, reaproveitar e quem sabe vender os produtos”.

 

Coxinha de massa de mandioca, biscoitos, sorvete, suco, bolos, chips de casca de mandioca, e bolinho da folha da mandioca foram algumas das receitas ensinadas.

 

A degustação foi promovida na quarta-feira. “Apresentamos o passo a passo de 12 receitas aqui. Mas, a gente tem um leque de 20 receitas. O tempo era muito curto, então, optamos por essas receitas”, explicou a servidora da Agraer de Sidrolândia, Elisângela.

 

Quem aprovou a ideia foi o casal Marco e Élida Figueiredo, que acompanhados da filhinha Laís Helena, de dois anos de idade, aproveitou para participar da degustação. “Está tudo maravilhoso e a ideia é ótima. O sequilho de mandioca, por exemplo, a pessoa tem que saber acertar o ponto e elas acertaram, está ótimo”, afirmou.

 

“O atendimento da equipe da Agraer e das agricultoras também foi ótimo. Tiveram a disponibilidade de servir e explicar o que era cada prato. Gostei muito”, observou Élida. Ao final do curso houve a entrega de certificados que contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, André Nogueira. “Esta já é a nossa quarta participação na Expogrande e em todas elas houve a realização de cursos. A Agraer também promove cursos itinerantes pelo interior do Estado. Temos essa preocupação de capacitar os agricultores e agricultoras familiares para que eles possam agregar valor aos alimentos cultivados dentro de suas propriedades”, enfatizou.