Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 21 de Janeiro de 2018, 11h:57

5 tendências de decoração para mudar a cara da sua sala de jantar em 2018

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Ano novo tem tudo a ver com renovação e modernidade, não é mesmo? Então, aproveite esse entusiasmo típico deste período e repense a decoração da sua sala de jantar. Confira algumas tendências para 2018:

Cadeiras diferentes

Pinterest/Divulgação

ColunaCasaEDecoração

A mistura de estilos e cores está em alta, e você pode arriscar até mesmo na escolha das cadeiras. Durante muito tempo, as cadeiras tinham que ser iguais e combinar com a mesa. Agora o que vale é o gosto de cada um! Para acertar nessa escolha, opte por modelos que tenham o assento na mesma altura. Se as cadeiras forem estampadas ou muito coloridas, prefira usar uma mesa clássica ou neutra.

Simplicidade

Pinterest/Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Para quem prefere cômodos sóbrios, a dica é abusar dos tons neutros e claros. Apesar de o colorido ter ganhado espaço, os ambientes minimalistas também tornaram-se populares, refletindo um aspecto mais futurista.

Iluminação

Pinterest/Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Colocar um pendente acima da mesa ajuda a deixar a sala ainda mais elegante – e há diversos modelos disponíveis. Para acertar na escolha, é importante lembrar-se de que o pendente deve ser proporcional à mesa e ao ambiente. As mesas pequenas, por exemplo, devem ter um pendente mais simples, pois podem parecer menores diante do objeto. Por outro lado, os ambientes grandes, assim como as mesas, podem ter um modelo maior. Outro detalhe importante é que o pendente deve ficar distante a mais de 30 centímetros da superfície da mesa.

A escolha da lâmpada depende principalmente do efeito desejado. A luz amarelada deixa o ambiente mais aconchegante, enquanto as brancas são mais recomendadas para áreas de trabalho. Os pendentes com iluminação de foco aberto são perfeitos para as salas de jantar.

Metal envelhecido

Pinterest/Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Outro item que está em alta neste ano é o metal envelhecido, que garante um ar vintage aos ambientes. Você pode usar essa textura nos puxadores do mobiliário da sala de jantar e em outros ambientes se desejar. O resultado será uma decoração mais rústica, com aquele jeitinho de casa de vó.

Suporte

Pinterest/Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Para quem deseja um espaço a mais na sala de jantar, é possível optar por um aparador ou um buffet, que mais do que nunca estão na moda. A diferença principal entre eles é que o buffet possui gavetas e portas, o que ajuda a armazenar a louça. Para complementar a decoração, esses itens também podem servir de apoio para colocar objetos decorativos, incluindo retratos e vasos de plantas.